Meia Maratona de Esposende com enorme adesão

_DSC2320

Realizou-se este domingo, 27 de maio, a Meia Maratona de Esposende, reeditando uma prova que merece grande adesão dos melhores atletas da especialidade e dos praticantes locais. Foram mais de dois mil, aqueles que aceitaram o desafio e percorreram os 21 quilómetros ou a mini maratona de dez quilómetros e a caminhada.

Em Esposende, junto à sua marginal, realizou-se a 1ª edição da Meia Maratona de Esposende, dando assim início à organização de um evento desportivo de grande destaque. A primeira edição da Meia Maratona de Esposende foi um sucesso e podemos revelar que a edição de 2019 já tem data, 20 de outubro.
Para além da distância de 21 quilómetros da Meia Maratona, os participantes tiveram oportunidade de optar por uma corrida/caminha cronometrada de 10 quilómetros, igualmente com partida e chegada junto Rio Cávado.
O tiro de partida do evento foi dado pelo Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Esposende, Rui Losa, que se junto aos participantes da corrida dos 10 quilómetros.
Com a cidade atenta e presente junto à zona de partida, foram bastantes os esposendenses que apoiaram os participantes por todo o percurso, mesmo sem a presença do sol e com algum vento a marcar a parte final desta corrida.
Sporting CP vence nos 10 km e 21 km
A corrida de 10 km teve como grade vencedor Rui Pedro Silva, do Sporting CP, com o tempo de 00:30:43, seguido por Mihail Lalev, do Sporting Clube de Braga, com o tempo de 00:30:50 e de Óscar Mendes, do Águias de Alvelos, com tempo de 00:32:02. Os tempos bastante aproximados revelam a competitividade registada na frente desta corrida em que, no setor feminino, Patrícia Oliveira, do Grecas, se destacou, vencendo com o tempo de 00:34:45, com Marta Martins, do Sporting Clube de Braga, a ficar no segundo lugar com tempo de 00:35:43 e com Laura Silva, do Águias de Alvelos, com tempo de 00:37:45.
Entretanto prosseguia a Meia Maratona e os atletas que se tinham apresentando para fazer os 21 km, com o Sporting Clube de Portugal a atingir, também nesta distância, a primeira posição do setor masculino. José Moreira cortou a meta com o tempo de 01:07:19. Na segunda posição ficou Daniel Pinheiro, do Águias de Alvelos, com tempo de 01:07:32 e, por fim, na terceira posição ficou José Sousa da União Clube Eirense, com o tempo de 01:08:09.
No lado feminino, Mónica Silva chegou em primeiro lugar de forma bastante isolada, com o tempo de 01:15:31. A segunda classificada, com o tempo de 01:22:15, foi Cecília Mouta, que foi seguida na terceira posição por Diana Almeida do Sporting CP com o tempo de 01:23:03.
A cerimónia de pódio contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, do Vereador do Desporto Rui Losa, com o padrinho da prova e antigo atleta Paulo Guerra e da atleta Jéssica Augusto.