Polidesportivo de Antas e zona envolvente requalificados num investimento do Município de 170 mil euros

12 Mai

2

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, presidiu, esta tarde, à cerimónia de inauguração da obra de requalificação do Polidesportivo de Antas e zona envolvente. A intervenção, que correspondeu a um investimento na ordem dos 170 mil euros, foi executada pelo Município ao abrigo do protocolo de cooperação estabelecido com a Junta de Freguesia de Antas e a Fábrica da Igreja Paroquial.

A obra incluiu a reabilitação do equipamento desportivo e da área envolvente, propriedade da paróquia, embelezando e dignificando, ainda mais, o já distinto centro cívico da freguesia, frisou Benjamim Pereira, notando que o acordo prevê ainda a construção de sanitários e iluminação no adro de Santa Tecla.

O Presidente da Câmara Municipal referiu que além desta intervenção e da recente requalificação da Rua Padre Apolinário Rios, se encontram em curso outros investimentos em Antas, nomeadamente o troço na margem esquerda do Rio Neiva e a ponte da Ecovia do Litoral Norte, que totalizam perto de um milhão de euros, tendo sublinhando, a propósito, a mais valia desta infraestrutura tanto para a freguesia como para a região. Recordou que, em matéria de investimentos, o Município executou a reabilitação da antiga EB de Azevedo para Centro Social, procedeu à aquisição de terrenos para a Associação Rio Neiva, substituiu as coberturas em fibrocimento da EB de Guilheta, perspetivando-se para breve a pintura do edifício, para além de manter o apoio às associações da freguesia.

Lembrando que os recursos financeiros são escassos, o que obriga a definir prioridades, Benjamim Pereira deixou a garantia de continuidade do investimento em todas as freguesias. Na resposta ao Presidente da Junta de Freguesia, que sugeriu a construção de um pavilhão multiusos em Antas, atendendo ao número de coletividades existentes, o Presidente da Câmara Municipal reconheceu a mais valia do projeto e prometeu avaliar a sua viabilidade. Aproveitou a oportunidade para dirigir uma palavra de apreço à nova direção do Antas Futebol Clube e manifestou total disponibilidade da autarquia para, dentro da sua disponibilidade, ajudar o clube a retomar a atividade.

Ciente do compromisso assumido com a população, Benjamim Pereira deixou claro que o projeto de desenvolvimento do concelho é para concretizar, assumindo que a lei de limitação de mandatos é benéfica, tanto para “evitar maus vícios”, como para, ao estabelecer um limite temporal de mandatos, “dar o combustível para fazer mais e com mais afinco”.

A concluir a sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal formulou um conjunto de agradecimentos, entre os quais ao pároco, Padre Brito, e ao anterior e ao atual Presidente da Junta de Freguesia, pelo trabalho em prol da freguesia.

Na sua intervenção, o Presidente da Junta de Freguesia, José Viana, manifestou “muita honra e enorme orgulho” pela obra que, considerou, deve orgulhar toda a freguesia. Aproveitou para lembrar a necessidade de algumas intervenções, entre as quais a instalação de rede de saneamento em algumas ruas. Concluiu, agradecendo ao Presidente da Câmara Municipal por toda a colaboração e a todos quantos contribuíram para a concretização da obra do polidesportivo.

Na qualidade de Presidente da Fábrica da Igreja de S. Paio de Antas, o pároco, Padre Manuel Brito, manifestou a sua satisfação pela concretização desta intervenção que configura não só a beneficiação deste equipamento, com cerca de 40 anos, como de todo o complexo paroquial. Expressou, assim, em nome da paróquia, uma palavra de “gratidão profunda” ao Presidente da Câmara Municipal, pelo “empenho, dinamismo e estoicidade”, agradecendo ainda ao Presidente da Junta de Freguesia, José Viana, bem como ao anterior autarca, António Cruz, pela colaboração.