Religiosidade, cultura e gastronomia são atrativos de Esposende para a Páscoa

tapete de flores na igreja da Misericórdia

Esposende preparou um vasto programa de complemento às solenidades religiosas que acontecem por altura da Semana Santa. Além das seculares procissões, há cânticos de coros a ecoar nas igrejas da cidade, oficinas de férias de Páscoa para os mais novos e provas desportivas para os mais destemidos, sem esquecer a vertente gastronómica, num mês em que os restaurantes dão ênfase aos Sabores do Mar.

Perspetiva-se uma Semana Santa, plena para o turismo de Esposende, em que a procura de alojamento e dormidas está a superar os números do passado. A descentralização da procura turística e o crescente interesse pelo turismo religioso contribuem para o aumento de visitantes que, em Esposende, conciliam a vertente cultural com a possibilidade de experimentarem a gastronomia local, marcada pela iniciativa “Março com Sabores do Mar” que potencia as especialidades dos restaurantes locais, com recurso aos produtos endógenos, com o peixe à cabeça dos cardápios, complementados com os doces (clarinhas e folhadinhos) e os vinhos verdes das quintas da região.
O ritmo litúrgico que a tradição cristã dita na Quaresma, adquire, em Esposende, uma dimensão cultural relevante, por força das iniciativas agendadas para a Semana Santa. Os mais novos podem ocupar o tempo proporcionado pelas férias, em oficinas que decorrem no Centro de Educação Ambiental, ou no Centro Interpretativo de S. Lourenço.
Para os amantes do desporto, Esposende é, claramente, o destino por excelência. Os desportos de mar (kit surf, surf ou bodyboard) são uma grande atração, mas também há percursos a trilhar e a marginal para percorrer ao ritmo de cada um. Para os mais bem preparados, realiza-se domingo, dia 25, o IV trail de Esposende edição galaica que apresenta duas alternativas: trail longo (25 km) e trail curto (16 km).
O comércio local associa-se às comemorações, aderindo ao concurso de montras da Semana Santa que estará patente até 2 de abril.
As solenidades da Semana Santa de Esposende iniciam com a Via-Sacra Arciprestal (sexta-feira, 23). Sábado, dia 24, pelas 21h30, a Igreja Matriz de Esposende acolhe o concerto “Procura”, do compositor Telmo Marques, pelo Coro Ars Vocalis. A bênção de Ramos ocorre domingo (25), às 9h30, na Igreja da Misericórdia, seguindo-se a procissão da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém.
Na quarta-feira (28), pelas 21 horas, realiza-se a procissão de Velas, antecedendo o concerto "Motetes para o tempo da Paixão", pelo coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende.
A partir de quinta-feira (29) poderão ser admirados os tapetes de flores da Igreja da Misericórdia, pelas 15 horas. Duas horas mais tarde tem celebra-se a missa da Instituição da Eucaristia e Cerimónia do Lava-Pés. A cerimónia termina com a Desnudação dos Altares, ficando o Santíssimo Sacramento em Adoração, no Horto, até às 21 horas.
Ainda nessa noite realiza-se a procissão do Encontro, antecedida pelo Sermão do Pretório (Igreja da Misericórdia), a procissão leva o andor do Senhor dos Passos ao encontro com Nossa Senhora, junto à Igreja Matriz, onde terá lugar o Sermão do Encontro.
Na sexta-feira Santa (30) as celebrações religiosas iniciam-se às 9h30 e encerram às 21h30, com a Procissão do Enterro do Senhor.
Sábado (31), realiza-se as liturgias da Luz (junto ao Centro Paroquial), da Palavra, Batismal, Eucarística. A Vigília Pascal inicia-se às 22 horas, na igreja Matriz de Esposende, seguindo-se, às 23h50, a Queima do Judas, no Largo Rodrigues Sampaio.
No domingo, dia 1 de abril, a missa Pascal celebra-se às 10 horas, na Igreja Matriz de Esposende, seguindo-se a visita Pascal às Instituições e à População.
A recolha do Compasso ocorre às 20 horas, numa procissão das Cruzes, desde os Bombeiros Voluntários de Esposende até à Igreja Matriz onde, à chegada, será celebrada a Eucaristia.
Todas as celebrações litúrgicas são solenizadas pelo Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende.