Rota Norte vai ligar 35 municípios do norte de Portugal

20__2_
30__2_
07 Junho 2023

Foi hoje apresentada ao público a “Rota Norte”, itinerário que percorre toda a região Norte de Portugal, ligando quatro sub destinos (Minho, Trás-os-Montes, Douro e Porto), numa rota circular com 777 quilómetros. A Rota Norte é um projeto do youtuber Marco Neiva que conta com a participação de diversos parceiros, nomeadamente os municípios que são cruzados pelas estradas nacionais 103 e 222.

Em jeito de apresentação da rota, amanhã, arranca de Esposende uma expedição fotográfica que se prolonga por quatro dias. Dois grupos partem ao mesmo tempo, mas em sentidos opostos, reencontrando-se em Esposende, no dia 11, para partilharem experiências. A partida será animada com o Grupo de Zés Pereiras de Antas.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira destacou que, ao associar-se a este projeto, “o Município de Esposende está a reforçar a aposta na projeção internacional da região. Estou certo que este projeto colocará no mapa internacional das ‘Road Trips’ duas das estradas consideradas como as mais belas do mundo”.

Enaltecendo a iniciativa empreendedora de Marco Neiva, o autarca vinca que esta proposta na área do turismo cultural e patrimonial. "O peso do turismo no Produto Interno Bruto de Portugal é de 17 por cento. Impõe-se oferecer produtos turísticos atrativos", defendeu Benjamim Pereira que vincou a apetência desta rota para esbater as assimetrias.

O Município de Esposende integra, desde janeiro de 2022, o projeto de promoção da Estrada Nacional 103 e, com este projeto, interliga a Nacional 222, agregando uma riqueza ímpar ao nível da gastronomia, das raças autóctones e produtos endógenos, do património e das gentes.

Marco Neiva lembrou que “esta proposta de Road Trip é uma tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico desta região”.

"Pretendemos trabalhar com os municípios para reforçar a identidade. O futuro passa por internacionalizar o projeto, com a adoção de vários aspetos que a diferenciem, como a defesa do ambiente e a prevenção rodoviária", sublinhou Marco Neiva.

Inácio Ribeiro, da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal lembrou a missão de promover a identidade que tem sido muito bem sucedida, duplicando o número de turistas.

"Nós somos os mensageiros deste território que, acima de tudo, tem pessoas fantásticas e operadores que apresentam projetos válidos e trabalham com excelência. Temos, por isso, condições para trazer pessoas de todo o mundo", afirmou Inácio Ribeiro.

Este roteiro percorre a autenticidade da marca Norte de Portugal. Da praia à montanha, da gastronomia à presença vincada de património cultural.

A Rota Norte será mais uma forma de promover o Norte de Portugal como destino turístico, contribuindo como catalisador da imagem de prestígio e notoriedade junto dos diversos mercados internacionais.

Esta Road Trip circular resulta da ligação de duas estradas icónicas: a Nacional 103 e a Nacional 222. A Rota Norte conecta um território com 3,5 milhões de habitantes de 35 municípios, interligando várias áreas sob proteção Cultural e Natural reconhecidas pela UNESCO, como o Centro histórico do Porto, Douro Vinhateiro, Parque Nacional Peneda-Gerês, Gravuras Rupestres de Vila Nova de Foz Côa.

A Rota Norte une as paisagens do litoral mais citadino, com as “pinturas” do interior mais rural. Esta é uma Rota estrutural para potenciar o Turismo na Região Porto e Norte de Portugal, porque interliga os territórios de alta densidade com os de baixa densidade. Reduz a assimetria regional e reforça a coesão territorial.

A Rota Norte reflete um destino turístico de excelência.

Mais informações em: https://rotanorte.pt/