Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende investe mais de 83 mil euros na requalificação de parques infantis escolares

09 Fevereiro 2023

O Município de Esposende vai investir mais de 83 mil euros na requalificação de um conjunto de parques infantis de diversos equipamentos escolares do concelho. Em causa está a instalação de novos equipamentos e a substituição dos pavimentos em borracha.

As intervenções vão contemplar os equipamentos instalados no Jardim de Infância de Cepães-Marinhas, no Centro Escolar de Forjães e nas escolas básicas de Gandra, Fonte Boa, Góios-Marinhas, Rio Tinto e Curvos, devendo estar concluídas no prazo de 90 dias.

Motivada pelo uso regular e desgaste natural destas infraestruturas, a manutenção e substituição de equipamentos a executar pelo Município visa garantir as necessárias e exigíveis condições de segurança destes parques infantis, possibilitando que as crianças possam brincar em segurança.

A este investimento soma-se um conjunto de outros, que vão desde a manutenção e requalificação de equipamentos escolares a um conjunto de apoios de diversa índole à comunidade educativa, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário. Neste particular, refiram-se as mais recentes intervenções na Escola do 1.º Ciclo de Vila Chã, no Jardim de Infância de Curvos, na Escola do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Gandra, bem como o investimento a ter início a muito curto prazo na Escola António Correia de Oliveira, em Esposende. Estes pequenos investimentos têm um orçamento na ordem dos 100 mil euros e visam resolver alguns dos problemas estruturais e de segurança identificados no decorrer das visitas técnicas realizadas.

Refiram-se, ainda, todas as ações de manutenção dos edifícios escolares que, diariamente, as equipas operacionais internas executam e que permitem dar resposta aos pequenos problemas que são reportados e aos quais é dada célere resposta.

Todas estas ações visam criar as melhores condições para a comunidade escolar, promovendo um ensino de qualidade e enquadrando-se, assim, na estratégia municipal educativa, tendo subjacente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.