Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Intervenção Social e Comunitária

imagem
O Bairro é um espaço, “de uma variedade de relacionamentos sociais, é um lugar de experiências partilhadas, tendo-se como referencial a identidade coletiva do bairro. Neste contexto, as práticas de sociabilidade são, de certa forma, o móbil da história do bairro. Da sua maior grandeza depende a existência do bairro enquanto meio social com vida própria ou tão só de um conjunto de edifícios e ruas organizadas num espaço”

(Guerra; P. 2002)



A intervenção social junto da população residente nos empreendimentos de habitação social baseia-se essencialmente, por analisar fenómenos de exclusão social e por promover a mudança social com vista à capacitação e emancipação das pessoas. Na sequência desta intervenção, a mudança social pode ocorrer num contexto individual, familiar ou comunitário.

A delineação de um projeto de vida assente nos princípios basilares dos direitos humanos, da participação social, da responsabilização coletiva, passa pela realização de um diagnóstico sobre as necessidades/problemas da população, bem como, pela identificação das respostas e potencialidades existentes, individuais ou coletivas. Nesta medida, será construído, em conjunto, um projeto de intervenção com enfoque em diferentes áreas: ação social, emprego, formação profissional, saúde, educação, gestão doméstica e habitacional.

A Câmara Municipal tem vindo a privilegiar uma intervenção nesta área, na qual a população é chamada e responsabilizada à co-construção de um novo contexto de coesão social.