Município de Esposende inaugurou obra na Fonte de Santa Marinha em Rio Tinto

22 Maio 2020

fonte sta marinha

O Município de Esposende inaugurou hoje, virtualmente, a obra de requalificação da Fonte de Santa Marinha, em Rio Tinto. A intervenção realizada pelo Município de Esposende, correspondeu a um investimento de 57 mil euros e insere-se num plano mais vasto que contemplou as obras do Salão Paroquial e da Casa Mortuária, correspondendo ao melhoramento geral do centro cívico de Rio Tinto, dotando a freguesia de um conjunto de equipamentos importantes para a comunidade.
O vídeo de apresentação final da intervenção está disponível nos canais digitais do Município de Esposende e em: https://youtu.be/WX9iW0rvBxQ
A Fonte de Santa Marinha, na freguesia de Rio Tinto é um dos pontos de atração turística do concelho de Esposende e cuja intervenção a população local reclamava. Local aprazível e de visita recorrente no verão, todo o espaço envolvente apresentava uma considerável degradação.
A intervenção realizada pelo Município de Esposende contemplou a beneficiação do espaço envolvente à fonte, entre a Ribeira de Milhazes e o Caminho do Souto, proporcionando excelentes condições de acesso.
“Este é um espaço peculiar do nosso concelho que estava completamente esquecido e no qual há muito a população de Rio Tinto reclamava uma intervenção, ou não fosse Santa Marinha a padroeira da freguesia. A forte aposta que o Município de Esposende faz, em termos de captação turística, assenta muito na diversidade do seu património natural. Além da atração que constituem as nossas praias, dispomos de zonas fluviais e ribeirinhas, aprazíveis, que queremos rentabilizar”, sustenta o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.

As obras ali realizadas incidiram no prolongamento do muro de suporte superior e dos patamares inferiores, até à ponte, a reconstrução do muro localizado por trás da fonte, a limpeza e beneficiação do piso do açude e a instalação de mesas, papeleiras e árvores. Foi instalada iluminação nos quatro patamares em que se divide este novo espaço de lazer de Esposende e colocadas mesas de piquenique com bancos e papeleiras.

“Temos dedicado particular atenção aos cursos de água do nosso concelho, atendendo à importância que têm para o ecossistema, mas também para a preservação de tradições ancestrais da nossa população. Bons exemplos disso são os projetos E-Ribeiras e o Canal Intercetor, duas intervenções de grande impacto no nosso território”, lembra Benjamim Pereira.
Estas intervenções decorrem de uma estratégia conjunta e de trabalho de equipa, envolvendo o Município e a Junta de Freguesia, correspondendo às prioridades por esta identificadas.
“Rio Tinto fica agora dotado de um espaço que convida à visitação e com condições para acolher iniciativas que estimulem e promovam o convívio entre a população”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Esposende.