Município de Esposende cria roteiro da arte na rua

14 Junho 2019

_DSC9636

Abriu hoje ao público, no Museu Municipal de Esposende, a exposição “A Arte na Rua”, para visitar até ao final do ano, na Sala dos Azulejos.

Trata-se de uma exposição temporária que se divide em duas fases; até final de setembro centra-se nas esculturas que se encontram espalhadas pelo concelho de Esposende, integrando depois uma série de exposições de diferentes artistas do concelho.

São 55 as peças escultóricas espalhadas pelas freguesias do concelho, retratadas nesta exposição. O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, realçou que “são trabalhos escultóricos de grande valor cultural, representando várias correntes artísticas e épocas, realizadas por artistas de referência local, nacional e mesmo mundial” que, simbolicamente, visam homenagear individualidades e/ou factos histórico-culturais ligados ao nosso concelho.

Benjamim Pereira explicou que foi neste contexto que o Município desenvolveu esta iniciativa “A Arte na Rua”, continuando à Descoberta do nosso Património, com o duplo objetivo de, por um lado, proceder ao levantamento exaustivo deste património, identificá-lo, fotografá-lo, cartografá-lo e estudar as peças, e, por outro, proceder divulgação do mesmo, itinerando, se possível, pelas escolas, por forma a sensibilizar, despertar e dar a conhecer à comunidade escolar, em particular, este património local.

“Estamos em crer que a criação de um roteiro pelas esculturas espalhadas pelo aro concelhio será sempre uma mais-valia para a cultura e turismo de Esposende”, afirmou o autarca. Lembrou, a propósito que o Município criou o “Roteiro da Arquitetura Modernista”, propondo uma viagem por quase duas dezenas de exemplares arquitetónicos do concelho, construídos entre os anos 40 e 70 do século XX e que localizam em Marinhas, Esposende e em Fão.

“A Arte na Rua” poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e, sábado e domingo, entre as 14h00 e as 18h00, sendo a entrada gratuita. O Museu Municipal proporciona também visitas guiadas, mediante marcação antecipada prévia, através do e-mail museu.municipal@cm-esposende.pt.

Esta ação enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, no que concerne a Educação de Qualidade (ODS 4) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).