Município de Esposende garante transporte público gratuito

06 Mai

O Município de Esposende garante, a partir de hoje, o serviço de transporte público gratuito, integrado na rede de serviços mínimos criada no território da Comunidade Intermunicipal - CIM Cávado, no âmbito da situação de pandemia declarada em função da propagação da COVID-19.

A criação deste serviço, suportado pelo Município, acontece devido à suspensão da operação de transporte público por parte das empresas privadas que o asseguram. Os horários foram adaptados, com base nos dados históricos de procura, permitindo, com um número reduzido de carreiras, servir a maior população possível. Assim, nesta fase, e no que se refere a Esposende, a rede assegura ligações entre Apúlia e Forjães, utilizando todas as paragens ativas ao longo do percurso e entre Apúlia e Braga, contudo o serviço será reforçado em todo o concelho, aquando do início das aulas presenciais, do 11.º e 12.º anos de escolaridade, com data prevista para o próximo dia 18 de maio.

Em termos financeiros, nesta fase, este serviço corresponde a um investimento mensal na ordem dos 10 000 euros, custo que será consideravelmente superior com o reinício das aulas. Trata-se de um esforço financeiro assumido pelo Município, no âmbito do Programa PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes, de forma a assegurar a mobilidade interna no concelho de Esposende, bem como dentro da área intermunicipal do Cávado.

Esta rede é de caráter temporário, sendo que, durante este período, o serviço será gratuito e sem necessidade de contacto com o motorista, pelo que a entrada e saída dos passageiros será feita unicamente pela porta traseira. A lotação dos veículos é de dois terços da sua lotação máxima e não será permitida a circulação de passageiros sem máscara protetora.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, nota que, “neste contexto de pandemia da COVID-19, o Município de Esposende, com grande esforço e forte determinação, tem procurado dar resposta aos mais variados desafios e questões com que se vai deparando, no sentido de procurar as melhores soluções para cada situação”. Sublinha que, no que se refere ao serviço de transporte público, “importa garantir respostas ao nível da mobilidade da nossa população, pelo que o Município, mais uma vez, garante os recursos financeiros, para garantir o bem-estar da população”.