Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Museu Municipal apresenta peça do mês de Março

Agenda
Peca do mes marco 1 1024 2500
01 a 31 Mar '21

A peça do mês de março, que integra do acervo do Museu Municipal de Esposende, resulta de uma doação da autora, Maria Irene Ribeiro, no âmbito da sua colaboração com o Município de Esposende, em 1977.

Maria Irene Ribeiro nasceu em 1949 na freguesia de Gemeses, concelho de Esposende.
Com 10 anos foi para o Brasil onde passou a sua infância e juventude. Desde cedo, manifestou aptidão para as artes tendo ingressado, em 1970/73, no curso na Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado, em S. Paulo/ Brasil. É durante este período que descobre a gravura. Em 1977 regressa a Portugal e traz do Brasil a formação e o conhecimento.
Devido à qualidade do seu trabalho, em 1979/80 consegue uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e realiza um estágio na Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses, tendo sido convidada, mais tarde, para aí dar formação. Em 1984 sai da Cooperativa de Gravadores para formar um grupo com artistas dissidentes, Atelier 15 que, em 1985, deu origem à Associação de Gravura da Amadora.
Ao longo do seu percurso de vida, tem recebido imensos prémios de reconhecimento do seu talento e das suas obras de arte e tem participado num grande leque de exposições, quer coletivas quer individuais.