Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Peça do mês de dezembro no Museu Municipal

Agenda
Peca do mes dezembro 1 1024 2500
01 a 31 Dez '20


A peça do mês de dezembro é dedicada a um artista local, António Mendanha, natural da vila de Forjães e nascido a 15 de maio de 1948.
É licenciado em pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto e doutorado em Belas Artes pela Universidade de Vigo, com a temática “Desenho como Errância Fronteiriça”. Foi professor do ensino secundário em Barroselas e do ensino superior na ESAP. Atualmente, é docente na Escola Superior de Artes e Design, em Matosinhos, e é coordenador da área de Desenho e Membro do Conselho Técnico-Científico dessa instituição. Além da docência, tem-se dedicado ao desenvolvimento de atividades como artista plástico. Dedica-se à pintura, escultura, medalhística, azulejaria, ilustração e vitralística. Na escultura, tem parceria com os seus filhos, Vânia e Nuno, também com artistas de renome nacional e internacional.
António Mendanha tem vários trabalhos artísticos espalhados pelas freguesias do concelho de Esposende e pelo país. O seu mérito tem sido reconhecido ao longo dos tempos, tendo sido premiado diversas vezes.
O Museu Municipal de Esposende possui, no seu espólio, duas obras da sua autoria.