Município de Esposende entrega Bolsas de Estudos a 30 estudantes universitários
Trinta estudantes do ensino superior, residentes no concelho, receberam, hoje, as Bolsas de Estudo do Município de Esposende, relativas no ano letivo 2023/2024.
Neste que foi um dos últimos atos enquanto Presidente da Câmara Municipal, uma vez que no dia 9 de setembro assumirá a presidência do IHRU (Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana), Benjamim Pereira recebeu, em sessão informal realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os jovens bolseiros que beneficiaram desta medida de âmbito educativo e social, no valor nominal de 600 euros, o que corresponde a um investimento global de 18 000 euros.
Acompanhado da Vice-Presidente, Alexandra Roeger, que detém a área funcional da Educação, e dos Vereadores Sérgio Mano, Rui Losa e Alexandra Vilar, Benjamim Pereira agradeceu a disponibilidade e colaboração dos bolseiros que, tal como estipula o regulamento, desenvolveram trabalhos de índole social, ambiental, administrativa, cultural e/ou desportiva na Câmara Municipal, durante 22 dias úteis/154 horas, no período de férias letivas.
Para Benjamim Pereira, mais do que a compensação financeira, a experiência é sobretudo positiva e enriquecedora pelo contacto que possibilita com a dinâmica autárquica e o mundo laboral. Os jovens desempenharam funções em diferentes serviços da Câmara Municipal, como o Arquivo Municipal, a Biblioteca Municipal ou a Loja Social, o que se traduziu na possibilidade de perceberem o funcionamento e âmbito dos serviços prestados pelo Município em vários domínios. O Presidente da Câmara realçou o facto de poderem ter um contacto efetivo com o poder local, “uma das maiores conquistas do 25 de Abril”, notando que são sobretudo os municípios que conseguem dar resposta às necessidades da população, superando muitas vezes as competências da Administração Central, nomeadamente agora através da delegação de competências, como é o caso da saúde, ação social e educação.
Reiterando os agradecimentos, desejou sucesso aos jovens, tanto na vida académica como profissional, sublinhando que a aprendizagem é um processo contínuo, pelo que devem sempre procurar evoluir, notando que a Administração Pública é uma opção a considerar como futuro profissional.
A pedido do Presidente da Câmara Municipal, os jovens bolseiros partilharam a sua experiência nos serviços do Município, sendo unânime a opinião de que foi positiva e gratificante, tanto pelas competências que puderam adquirir como pelas relações estabelecidas, tanto interna como externamente, ou seja, no contacto com a comunidade. Esta posição foi também reforçada pelos pais presentes, que comprovaram o excelente acolhimento da experiência pelos seus educandos nesta fase de formação académica.
Refira-se que a atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior configura um apoio às famílias com maior vulnerabilidade económica, contribuindo para que os jovens do concelho possam obter formação académica de nível superior. A ação enquadra-se no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere à Igualdade de oportunidades, Erradicação da pobreza e Educação de qualidade, áreas a que a que o Município tem atribuído especial atenção.