Município de Esposende concretiza intervenções em Fão, Marinhas e Antas
O Município de Esposende tem em curso obras de requalificação na Rua da Redonda, em Marinhas, e na Rua da Joana, em Fão, que totalizam um investimento próximo dos 636.000 euros. Além destas intervenções, está a ser executada a obra de instalação de novos semáforos em Antas e a demolição do bar do Fojo, em Fão.
A requalificação da Rua da Redonda, estimada em 451.500 euros, está a ser executada conjuntamente pelo Município e empresa municipal Esposende Ambiente, contemplando a uniformização da faixa de rodagem e execução de passeios, bem como a requalificação das infraestruturas elétricas, telefónicas e hidráulicas (redes de água e saneamento). Esta artéria é a via principal de ligação entre o lugar de Cepães e o núcleo central da cidade, pelo que esta intervenção se reveste da maior relevância, tal como a intervenção na Rua da Joana, em, Fão. Com valor base de 185.341 euros, esta intervenção traduz-se na abertura do troço em falta, numa extensão de cerca de 80 metros, estabelecendo a ligação entre a Rua dos Lírios, a norte, e a Rua São João de Deus, a sul. Atualmente a ligação está interrompida, para sul da Rua dos Pescadores. Há muito reclamada, esta obra decorre da cedência dos proprietários dos terrenos necessários, o que só agora é possível a sua concretização.
Estas intervenções integram o Plano de Investimento nas Freguesias e inserem-se na estratégia de beneficiação da rede viária do concelho, dotando-o de uma ampla, funcional e bem preservada rede de vias de comunicação, de modo a facilitar os acessos, promover a mobilidade suave e a segurança da circulação.
Na freguesia de Antas está em curso a instalação de novos semáforos, na interseção localizada na Estrada Nacional 13 com a Estrada Municipal 546, para solucionar o problema de segurança rodoviária no local. Apesar da existência de semáforos nesta interseção entre as ruas Foz do Neiva e a Padre Apolinário Rios, impõe-se o reforço e reorganização do sistema, de forma a garantir maior operacionalidade. A intervenção decorre de um acordo de gestão estabelecido entre o Município e a Infraestruturas de Portugal, por um período de dez anos, automaticamente renovável por iguais períodos. Tal como sucede relativamente aos semáforos do cruzamento da Estrada Nacional 305, com a Estrada Nacional 103-1, em Palmeira de Faro, também no caso de Antas o Município suporta os encargos relativos à instalação dos equipamentos semafóricos, bem como ao fornecimento da energia necessária ao seu funcionamento.
Ainda em matéria de intervenções, estão a decorrer os trabalhos de demolição do bar Fojo, em Fão, ao abrigo de um protocolo de cooperação técnica celebrado entre o Município de Esposende a APA - Agência Portuguesa do Ambiente.
De acordo com esclarecimento emitido pela APA, o bar está implantado em terrenos do Domínio Público Hídrico, encontrando-se em completo estado de abandono. O elevado estado de degradação constitui um foco de insalubridade e de risco ambiental face aos resíduos existentes, nomeadamente materiais contendo amianto, ou seja, resíduos perigosos. A construção encontra-se em situação ilegal, não sendo possível a sua legalização. Assim sendo, optou-se pela demolição total da área edificada, remoção da vegetação (essencialmente espécies infestantes), remoção e encaminhamento para destino adequado dos materiais contendo amianto, limpeza e requalificação do local. Este procedimento foi precedido da afixação de editais nos locais devidos, a tornar pública a intenção de se proceder à demolição e a convidar todos os interessados para, querendo, se pronunciarem.