Município de Esposende atribui 95.127 euros de apoios a freguesias e instituições
No âmbito da política de apoio às freguesias e às instituições do concelho, o Município de Esposende aprovou, em reunião de Câmara e por unanimidade, a atribuição de um conjunto de apoios financeiros, no montante global de 95.127,63 euros.
Entre os apoios a conceder conta-se a comparticipação para a aquisição de viaturas de transporte de passageiros para quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho. O Centro Intervenção Cultural e Social (CICS) de Palmeira de Faro viu aprovado o apoio financeiro no valor de 21 723 euros, destinado a suportar o diferencial entre o valor financiado através do Programa Norte 2020 para a aquisição da viatura. Correspondendo a 50% do custo total das viaturas, o Centro Social da Juventude Unida (JUM) de Marinhas receberá 20.160,35 euros, a Fundação Lar de Santo António 16.250 euros e o Centro Social e Paroquial de Fonte Boa 11.450 euros.
Ainda na área social, o Município vai ajudar o Centro Social da Juventude de Belinho na aquisição de uma máquina de lavar a loiça e grelhador industriais. Para tal, aprovou a atribuição de um apoio financeiro de 3.009,61 euros, que possibilitará substituir os dois equipamentos de cozinha que estavam avariados.
O Município vai apoiar também a Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra na edição de uma Monografia, publicação que pretende valorizar e dar a conhecer a vasta história local cultural, arqueológica, patrimonial e as suas tradições, sendo que a comparticipação financeira é de 15.000 euros.
O executivo aprovou, ainda, a atribuição de um apoio financeiro à Junta de Freguesia de Antas para a requalificação da Rua Campo do Meio. Em causa está uma verba de 7.534,60 euros, que complementará o investimento global da intervenção, a executar ao abrigo do protocolo da Junta de Freguesia com a Câmara Municipal.
“No âmbito das suas competências e disponibilidade financeira, o Município continua a garantir a satisfação das necessidades das populações, seja por via das Juntas e Uniões de Freguesia, seja através das instituições concelhias com quem mantemos colaboração e contacto permanentes”, refere o Presidente da Câmara Municipal. Benjamim Pereira. A atribuição destes subsídios enquadra-se, de resto, na estratégia municipal de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).