Esposende expandiu rede de saneamento básico em Belinho e Mar
Investimento próximo dos 393 000 euros suportado pelo Município e Esposende Ambiente
Num investimento de 392.481,50 euros, o Município e a Esposende Ambiente dotaram de saneamento básico mais duas ruas na União das Freguesias de Belinho e Mar, abrangendo uma população estimada de cerca de 55 habitantes.
A intervenção incidiu na Rua dos Portais do Poço, em Belinho, e na Rua Adfora, em Mar, e, para além da disponibilização de rede de drenagem de águas residuais domésticas, incluiu a remodelação da rede de abastecimento de água, e a ampliação e remodelação da rede de drenagem de águas pluviais. Os trabalhos englobaram, ainda, arranjos urbanísticos e a reposição de pavimentos na plataforma total dos arruamentos.
Assim, para além de disponibilizar o serviço de saneamento de águas residuais, a intervenção permitiu melhorar as condições de mobilidade destas artérias, correspondendo aos anseios da população e da Junta da União das Freguesias e dando cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), nomeadamente na disponibilização de serviços públicos essenciais de qualidade.
Esta empreitada foi integralmente suportada pelo Município e Esposende Ambiente, sem qualquer tipo de financiamento comunitário ou recurso a capitais alheios, representando um esforço financeiro considerável.
Concluída a obra, apela-se à população servida para aderir às redes públicas, bastando, para o efeito, solicitar junto da Esposende Ambiente as ligações das habitações à rede de abastecimento de água e ao saneamento disponíveis, sem qualquer custo.
Refira-se que, ao longo dos últimos anos, e de acordo com as prioridades sentidas pelo Município, foram realizados investimentos significativos na área do saneamento básico, sempre perspetivando a proteção e a valorização do ambiente e a consequente salvaguarda das condições de vida das populações, infraestruturando as zonas dos aglomerados mais densos e colmatando as zonas mais críticas, sob o ponto de vista da salubridade. Em fase de conclusão está um conjunto de projetos de execução com vista ao lançamento de novas empreitadas de idêntica natureza noutras freguesias do concelho.
De salientar que atualmente o concelho de Esposende apresenta uma taxa de cobertura de 85% ao nível da rede de saneamento básico, posicionando-se claramente na linha da frente dos municípios do país, o mesmo sucedendo relativamente ao abastecimento de água, com uma cobertura na ordem dos 100%.