Magusto-convívio concelhio realiza-se em Gemeses no dia 17 de novembro

2019/11/05

À semelhança de anos anteriores, o Município de Esposende, em parceria com os grupos folclóricos do concelho, vai promover um magusto-convívio aberto à comunidade, marcado por muita animação e música.

A iniciativa, que acontece anualmente em itinerância pelo concelho, decorrerá no dia 17 de novembro, a partir das 15h00, na Barca do Lago, na freguesia de Gemeses, tendo como grupo anfitrião o Rancho Folclórico de Palmeira de Faro e na qual participarão também o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, o Grupo de Cantares e Dançares de S. Paio de Antas, o Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia, o Rancho Folclórico As Moleirinhas de Marinhas, o Rancho Folclórico de Fonte Boa, o Rancho Folclórico Sargaceiro da Vila de Apúlia e a Ronda de Vila Chã.

Para além da castanha e do vinho, esta festa popular reserva animação, com danças e cantares pelos grupos de folclore, proporcionando a interação e o convívio da população com os elementos dos agrupamentos.

Integrado na estratégia de descentralização cultural municipal, esta atividade tem como intuito a preservação dos usos e costumes, bem como da cultura popular associada à vida do campo e do espírito de salutar convivência, contribuindo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades, que o Município incluiu no seu plano de ação.