Esposende Ambiente é PME Sustentável

2019/09/17

apresentacao_Esposende_Ambiente

A Esposende Ambiente é uma PME Sustentável. Atestando o cumprimento de boas práticas de sustentabilidade, a empresa municipal foi distinguida pela APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial com o certificado PME Sustentável.

O projeto PME Sustentável visa capacitar as empresas sediadas especialmente no Norte e Centro do país para dar resposta aos desafios decorrentes da diretiva europeia que alude à divulgação de informações não financeiras, potenciando o seu desempenho na economia verde e no fortalecimento de relações com a sua cadeia de valor.

Neste contexto, no seminário de encerramento de um ciclo de encontros promovidos pela APEE, a empresa municipal Esposende Ambiente viu reconhecidas as suas boas práticas ao nível da sustentabilidade, fruto da aposta na adoção de referenciais normativos de gestão, internacionalmente reconhecidos, nomeadamente na área da qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho, e responsabilidade social.

Mediante a comunicação da sua política e relatórios de sustentabilidade, a Esposende Ambiente tem partilhado o compromisso de fazer chegar a cada utilizador água de excelente qualidade, em recolher e garantir o adequado tratamento das águas residuais, em promover uma boa gestão das águas pluviais, em garantir as melhores condições de higiene e salubridade no território concelhio, em acompanhar os seus espaços verdes, e em fomentar a sensibilização da comunidade para a sustentabilidade. Para tal, no reporte da sua informação não financeira, tem conseguido evidenciar o seu empenho na prevenção de qualquer forma de poluição que possa resultar das suas atividades, na promoção de uma economia circular, e no desenvolvimento profissional e humano dos seus colaboradores, assegurando-lhes um ambiente de trabalho saudável e seguro, e uma mais fácil conciliação da vida pessoal com a profissional. Além disso, a empresa aposta fortemente na sensibilização da população para uma sociedade mais sustentável e para o necessário empenho de todos na implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas.

A atribuição deste certificado pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial vem, assim, consolidar a estratégia que a empresa tem vindo a desenvolver, ao acautelar as diversas vertentes da sustentabilidade no desempenho das suas competências e atribuições - económica, social e ambiental.