Semana da Leitura de Esposende apresenta conferência-concerto “O Violino de Auschwitz”

2017/03/23

Integrado na Semana da Leitura, que decorre entre os dias 27 e 31 de março, terá lugar em Esposende a apresentação da conferência-concerto “O Violino de Auschwitz”, de Maurizio Padovan. O espetáculo acontecerá no dia 28 de março, às 21h00, no Auditório Municipal de Esposende, é gratuito e aberto a toda a comunidade educativa e público em geral.

Este espetáculo relata de forma musicada toda a violência sofrida pelos Judeus nos campos de concentração, nomeadamente Auschwitz, na Polónia, onde a música poderia ser um elemento libertador ou um elemento de tortura.

Maurizio Padovan é um músico, professor de dança e investigador. Foi docente na Faculdade de Musicologia da Universidade de Cremona-Pavia (Itália). É um violinista especializado em instrumentos antigos e é diretor do Ensemble Accademia Viscontea de Milão e da Camborchestra de Cremona.

A partir de 1989 está com regularidade em Portugal, a convite da Escola Superior de Dança de Lisboa, da Universidade do Minho, da Associação Portuguesa de Educação Musical, do Clube Unesco de Educação Artística de Lisboa, da Casa da Música de Porto, de vários Centros de Formação de Professores, do Clube Unesco de Educação Artística de Lisboa, de Câmaras Municipais e Casas das Artes para lecionar cursos de especialização e formação, para dar concertos e para a realização de espetáculos de música e de dança.

Colaborou com José Sasportes (ex ministro da cultura) na revista La danza italiana e no livro Storia della danza Italiana (2011). É autor das publicações A dança no ensino obrigatório (2000) e Dançar na Escola (2010, 2016) editadas pela Fundação Calouste Gulbenkian e de numerosas publicações relativas à história da dança, história da música e etnomusicologia.

A Semana da Leitura, este ano subordinada ao tema “O prazer de ler”, é organizada pela Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende, da qual faz parte a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em parceria com os estabelecimentos de educação e ensino dos vários agrupamentos concelhios.