Município de Esposende dá continuidade aos Jogos Desportivos Escolares

12 Novembro 2013

A Câmara Municipal de Esposende e a empresa municipal Esposende 2000, em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho, vão realizar mais uma edição dos Jogos Desportivos Escolares, uma competição que se insere no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE).

Os Jogos Desportivos Escolares visam promover uma formação desportiva a longo prazo, através de uma proposta complementar às atividades já desenvolvidas no âmbito do desporto escolar. Por outro lado, pretende-se fortalecer e fomentar, através das diferentes modalidades, a relação entre a prática desportiva que é proporcionada pelas escolas e a que é desenvolvida pelo associativismo desportivo. Além destes objetivos, esta competição visa ainda criar um envolvimento entre as várias escolas do concelho, proporcionando o intercâmbio entre os alunos dos diferentes estabelecimentos de ensino.

Trata-se da quinta edição deste evento desportivo, direcionado para os alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos e que abrange as modalidades de Atletismo (Prova de Estrada), Duatlo, Badmington, Andebol, Basquetebol, Futsal e Voleibol.

Numa primeira fase, a competição desenvolve-se em cada estabelecimento de ensino, para apurar os alunos que, em cada modalidade, irão representar a escola na etapa seguinte, ou seja, na Fase Inter-Escolas. Assim, na fase inicial prevê-se o envolvimento de toda a comunidade escolar, concretamente das Escolas EB 2, 3 de Marinhas, EB 2, 3 de Apúlia, EBI de Forjães, EB 2, 3 António Correia de Oliveira e Escola Secundária Henrique Medina, e na segunda fase uma participação que rondará os 800 alunos.

A Fase Escolas decorre entre o corrente mês de novembro e fevereiro do próximo ano, e a seguinte, cuja organização é da Câmara Municipal, realiza-se entre os meses de março e maio, sendo que a prova de Atletismo (estrada) decorre no dia 31 de janeiro, na Avenida Marginal de Esposende.

Assim, no dia 17 de março, decorrerá o apuramento na modalidade de Andebol, no escalão de Iniciados, no dia seguinte disputam-se os jogos de Futsal, em Infantis A, a 19 de março será o Badmington, no dia 20 joga-se Basquetebol, em Infantis B, no dia 21 Voleibol, em Juvenis, e a 10 de maio, decorrem as eliminatórias de Duatlo para todos os escalões.