Presidente Benjamim Pereira assinala concretização de investimentos em Fonte Boa

27 Outubro 2019

1

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende garantiu que o ritmo de desenvolvimento do concelho não vai abrandar, adiantando que se perspetivam novos projetos e intervenções em todas as freguesias. Benjamim Pereira falava na sessão de inauguração da Garagem da Junta de Freguesia e bênção do Trator e do Miniautocarro da Junta da União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto, que decorreu na manhã de hoje. Somando a estes equipamentos a instalação de um terminal multibanco em Fonte Boa, está em causa um investimento global de cerca de 155 mil euros.

Benjamim Pereira assinalou que a cerimónia assinala o cumprimento de compromissos assumidos com a União de Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto e que estes equipamentos se revestem da maior importância para Fonte Boa, desvalorizando, assim, as críticas a este ato.

O Autarca notou que, presentemente, estão em curso obras no montante global de 15 milhões de euros no concelho, incluindo os projetos de maior dimensão, como o Canal Intercetor, e adiantou que estão em vias de avançar novos investimentos, cumprindo o programa de desenvolvimento traçado e a vontade e expetativa das populações.

O Presidente Benjamim Pereira deu nota dos apoios concedidos às instituições e das intervenções concretizadas nas duas freguesias, entre as quais a requalificação do Centro Paroquial, a construção da Casa Mortuária e a beneficiação da Fonte de Santa Marinha, em Rio Tinto, onde o Município também procedeu, num passado recente, ao alargamento do cemitério. Referiu que está em fase de conclusão o processo de execução da Ecovia do Cávado, no troço que abrange Fonte Boa, e assegurou que a zona balnear da Barca do Largo, em Fonte Boa, será potenciada, numa intervenção que poderá vir a ser financiada através do próximo quadro comunitário de apoio. Notou, aliás, que outras freguesias do concelho poderão vir a beneficiar de tais fundos, uma vez que o novo quadro prevê incentivos para as áreas fluviais. Benjamim Pereira aproveitou a oportunidade para anunciar que o Município vai comparticipar em 50% a aquisição de um veículo de transporte de passageiros para o Centro Social e Paroquial de Fonte Boa, reconhecendo a necessidade desta viatura para apoio à atividade da instituição.

Benjamim Pereira aludiu à saúde financeira da Câmara Municipal, que tem posicionado Esposende nos lugares cimeiros da lista dos municípios do Norte do País com melhor desempenho financeiro, para manifestar o empenho e determinação do seu executivo na concretização dos compromissos. “Estamos no bom caminho, com respeito pelas populações, cumprindo com a nossa palavra”, concluiu.

“Estamos focados no trabalho e não nas críticas”, afirmou o Presidente da Junta da União de Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto, Carlos Escrivães, assinalando a relevância e a mais valia dos equipamentos agora inaugurados e benzidos. O autarca notou que, tal como em Fonte Boa, também em Rio Tinto a União de Freguesias e o Município estão a concretizar investimentos e a dar resposta aos anseios e expetativas da população e anunciou para breve a inauguração das obras de requalificação do Centro Paroquial, construção da Casa Mortuária e beneficiação da Fonte de Santa Marinha.