Esposende Ambiente esclarece proprietários e agricultores sobre “As ribeiras e as alterações climáticas”

02 Outubro 2019

No âmbito do projeto E-Ribeiras, a empresa municipal Esposende Ambiente vai realizar sessões de esclarecimento, nas freguesias do concelho, sobre “As ribeiras e as alterações climáticas”, dirigidas a proprietários de terrenos confinantes com linhas de água e agricultores.

Pretende-se esclarecer e sensibilizar para a importância de uma adequada manutenção das ribeiras e dar a conhecer as soluções técnicas de engenharia natural, de modo a reduzir os problemas e impactes em situações de elevada precipitação e cheias.

Estas ações vão decorrer nas instalações das Juntas de Freguesia, a partir das 21h00, sendo que no dia 9 de outubro será em Palmeira de Faro, no dia 11 em Marinhas e, no dia 18, em Apúlia. Cristina Calheiros, da empresa Biorumo, irá abordar questões relacionadas com a importância das linhas de água e com os serviços prestados pelos ecossistemas ribeirinhos, bem como o papel dos cidadãos em todo este processo.

O projeto “E-Ribeiras: comunicar, divulgar e sensibilizar para as alterações climáticas” está a ser desenvolvido pelo Município de Esposende, através da Esposende Ambiente, e é financiado pelo POSEUR, através da medida “Apoio ao Investimento para a Adaptação às Alterações Climáticas”.

O E-Ribeiras contempla um conjunto de ações visando a comunicação, a divulgação e a sensibilização da comunidade em matéria de riscos associados à inadequada gestão das linhas de água e inadaptação do território às alterações climáticas, bem como a difusão de boas práticas de atuação tendo em vista a mitigação dos impactos das mesmas. Integra também ações dirigidas à comunidade educativa, bem como iniciativas para a população em geral.

Estas sessões de esclarecimento enquadram-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, designadamente ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 13 – Ação Climática, ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.