Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Seminário Literacia em Saúde

  • Programa

    Programa_Seminario_Final

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Programa: Programa_final

  • Oradores

    Hernâni Zão Oliveira


    Licenciado em Biologia e em Ciências da Comunicação, pela Faculdade de Ciências e pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com mestrado em Oncologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Encontra-se, atualmente, a desenvolver a sua tese de doutoramento em Literacia em Saúde e Media Digitais, no programa UT Austin | Portugal. Paralelamente, dedica-se ainda ao segundo mestrado em Educação para a Saúde, no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. É, desde 2014, fundador da start-up BRIGHT, um projeto orientado para o desenvolvimento de produtos inovadores na área da adesão terapêutica.

     

    Rita Espanha


    É Professora Auxiliar do ISCTE-IUL. Investigadora do CIES-IUL, desenvolve atualmente pesquisas nas áreas da "Comunicação e Saúde", “Literacia em Saúde” e "Participação Política na Era Digital".
    É Diretora do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação do ISCTE-IUL, participa nas redes de investigação World Internet Project (USC Annenberg) e Health Literacy Europe (https://www.healthliteracyeurope.net/hls-eu).
    Associated Editor da revista OBS* (Observatorio - www.obs.obercom.pt), membro do Comité Científico de Edicciones-InCom-UAB, desde março 2015 e do Comité Editorial da Revista de Comunicación y Salud, desde 2010 (www.revistadecomunicacionysalud.org);
    É autora de vários livros e artigos nas áreas da Saúde e Comunicação, Comunicação em Rede e Jovens e Media em Portugal.

     

    Ana Rita Pedro


    É, desde 2006, Investigadora da Escola Nacional de Saúde Pública, no Departamento de Políticas e Administração de Saúde. É Licenciada e Mestre em Politica Social e está a terminar o Doutoramento em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade de Lisboa, focando a temática Literacia em Saúde.
    Colabora atualmente com o Ministério da Saúde na operacionalização do Programa SNS+Proximidade, mais concretamente na construção de uma Rede Inteligente de Promoção de Literacia em Saúde.
    As suas áreas de investigação são: Literacia em Saúde, Knowledge Translation, Políticas de Saúde; Gestão da Informação em Saúde; Decisão Partilhada em Saúde; e Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramentas de promoção de Literacia em Saúde.

     

    Luis Saboga-Nunes


    Luis Saboga Nunes (L Soc, MPH, PhD, EuHP) sociólogo da saúde, é professor na Escola Nacional de Saúde Pública (Universidade Nova de Lisboa) e é Professor Associado na Universidade de Educação de Freiburg, Instituto de Sociologia, Alemanha. Em 2016 foi eleito presidente European Association of Public Health / Health Promotion Section e é certificado (EuHP) como Promotor da Saúde pela International Union of Health Promotion and Education (IUHPE). Membro do grupo de investigadores que se reuniu em Zurique em 2007, participou neste contexto activamente no processo de avaliação da literacia para a saúde na Europa. Organizou e implementou o primeiro workshop focalizando o tema da literacia para a saúde que se realizou na Escola Nacional de Saúde Pública (UNL) em 2011 o qual contou com a presença da Profª Kristine Sorensen. Foi convidado na conferência internacional realizada em Bruxelas (2011) sob o tema “European Health Literacy Conference” que visou a inclusão do tema da literacia para a saúde saúde na agenda do conselho europeu. Desde então tem sido membro da comissão científica que organiza regularmente a Conferência Europeia de Literacia para a Saúde. É membro do Scientific Advisory Board do projeto alemão HLCA (Children and Adolescents Health Literacy Consortium) e do Projecto suiço Health care use in Switzerland among migrant women with chronic illness que foca o desenvolvimento da literacia para a saúde na população migrante. Coordena ainda a Rede Lusófona para a Promoção da Literacia para a Saúde (ProLiSa) www.literacia-saude.info e, é autor da tradução e validação autorizada para a língua portuguesa do Questionário Europeu de Literacia para a Saúde (European Health Literacy Survey in Portuguese HLS-EU-PT).

     

    Carla Serrão

    Doutorada em Psicologia, Mestre em Psicologia da Saúde, Licenciatura em Psicologia Clínica, Pós-graduada em Mindfulness
    Professora Adjunta da UTC de Psicologia da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
    Coordenadora do TESP em Gerontologia e do TESP em Serviços e Tecnologias de Apoio Gerontológico
    Terapeuta Familiar e Sistémica e Sociodramatista
    Áreas de investigação: Literacia em saúde das pessoas idosas, Intervenção gerontológica, Igualdade de Género e Mindfulness.

     

    Débora Miranda

    Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa/Universidade de Leipzig e Mestre em Jornalismo de Ciência pela City University London. Desde 2010 é especialista em comunicação em saúde, tendo passado pela Alzheimer's Society do Reino Unido, pela Organização Mundial de Saúde e pela London School of Hygiene & Tropical Medicine. Atualmente coordena, a partir da Escola Nacional de Saúde Pública, a Rede Inteligente para Promoção da Literacia em Saúde, um projeto financiado pelo Ministério da Saúde.

     

    Luisa Pedroso de Lima


    Licenciou-se em Psicologia na Universidade de Lisboa. É Professora Catedrática de Psicologia Social do ISCTE-IUL, onde desde 1982 desenvolve uma ampla atividade no ensino e na orientação científica. A sua investigação incide sobre a aplicação da Psicologia Social a questões da saúde e do ambiente, e encontra-se refletida em numerosas publicações científicas. É autora do livro “Nós e os outros: O poder dos laços sociais” publicado recentemente pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Foi presidente da Associação Portuguesa de Psicologia. É Honorary Professorna Universidade de Bath.

     

    Sofia Leal

    Diretora Executiva para o Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado III - Barcelos/Esposende.
    Mestrado em Gestão dos Serviços de Saúde pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.
    Especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa.
    Licenciatura em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil
    Como formação complementar: em 2015, Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) Escola Direção e Negócios AESE e, em 2008 Curso para Alta Direção da Administração Pública (CADAP) pelo Instituto Nacional de Administração. Em 2006, Pós-graduação em Gestão de Lares, Centros e Serviços para a Terceira Idade, na Universidade de Alcalá de Henares, Espanha. Em 2001, Curso de Hemodiálise para Enfermeiros e Curso de Formação de Formadores. Em 2015, 2000 e 1999 cursos de reanimação e ressuscitação.
    A atividade profissional teve início em 2000, como Enfermeira na Unidade de Cuidados Intensivos Pneumológicos, do Hospital Pulido Valente, onde se manteve até 2005.
    Em 2001, Professora Convidada na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil. De 2004 até 2006 equiparada a Assistente quer na Universidade Atlântica quer na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil. Em 2011/2012 Professora Adjunta Convidada no Instituto Politécnico de Saúde do Norte.
    De 2006 a 2016 cargos de administração como Vogal do Conselho Diretivo do Centro de Imagiologia e do Centro de Medicina Laboratorial, desde 2012; bem como Vogal do Conselho Diretivo da Unidade Autónoma de Gestão da Mulher e Criança e Vogal do Conselho Diretivo da Unidade Autónoma de Gestão da Saúde Mental, entre 2009 e 2012; e ainda como Vogal do Conselho Diretivo da Unidade Autónoma de Gestão dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica, entre 2006 e 2009, todos do Centro Hospitalar de São João E.P.E.

  • Local

    Local: 

    Fórum Municipal Rodrigues Sampaio

    Largo Sacadura Cabral

    4740-219 Esposende

  • Organização e contactos

    logocme
    Telefone: 253 960 100
    Telemóvel: 930 425 431
     
    isave_0208040216
    Telefone: 253 639 800
     
  • Inscrição

    Poderá proceder à inscrição aqui .