Desfile de Carnaval Fantasia Ambiente sensibilizou para a importância dos oceanos

01 Março 2019

carnaval2

O Carnaval chegou esta sexta-feira a Esposende! Foi num clima de grande animação, com bom tempo à mistura, que decorreu a XX edição do Desfile de Carnaval Fantasia Ambiente, este ano com o tema “Oceanos”. A iniciativa é promovida pelo Município de Esposende, através da empresa municipal Esposende Ambiente, no âmbito do Programa de Educação para a Sustentabilidade.

Mais de 630 figurantes, entre crianças, idosos, professores, auxiliares e utentes de 14 estabelecimentos de educação e ensino e instituições concelhias, proporcionaram um espetáculo bastante animado e colorido pelas principais ruas da cidade. O cortejo partiu do Largo dos Bombeiros, percorreu a Rua Santa Maria dos Anjos até à Rua 1.º de Dezembro, seguiu depois até à Praça do Município, prosseguindo pelo Largo Dr. Fonseca Lima e Rua Conde Castro em direção ao Largo Rodrigues Sampaio e terminou no parque em frente às Piscinas Foz do Cávado.

Nesta XX edição, a Esposende Ambiente desafiou os estabelecimentos de educação e ensino e instituições do concelho a associarem os seus disfarces ao tema “oceanos”, uma área que tem vindo a ser trabalhada no âmbito de várias das iniciativas que fazem parte do Plano de Atividades do Centro de Educação Ambiental e do Programa de Educação para a Sustentabilidade. Desta forma pretendeu-se sensibilizar a comunidade educativa e a população em geral para a importância dos oceanos, a proteção da biodiversidade marinha, a valorização das atividades ligadas ao mar e para os impactes decorrentes da presença do lixo marinho, nomeadamente ao nível dos ecossistemas marinhos.

Para além do tema anual, o Desfile Fantasia Ambiente pretendeu também sensibilizar os participantes e todos quanto assistiram ao evento para a importância duma gestão adequada dos resíduos urbanos, enfatizando as mais-valias ambientais, económicas e artísticas associadas à reutilização de materiais e resíduos.

Uma vez que aborda o tema do lixo marinho, esta iniciativa integra a Campanha Bandeira Azul 2019, contribuindo também para a concretização das metas inerentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, designadamente no que se refere ao ODS 12 - Produção e Consumo Sustentáveis e ODS 14 - Vida na Água.