Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município assinou Carta de Intenção para a promoção da Saúde Pública

20 Dez

Carta de Intenção de Compromisso - Assinatura  (3)

No âmbito do Plano Local de Saúde 2021-2030, o presidente da Câmara Municipal de Esposende assinou a carta de compromisso, para promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da população. Este documento estratégico envolve o Agrupamento de Centros de Saúde Cávado III - Barcelos/Esposende (ACES Barcelos/Esposende), o Hospital Santa Maria Maior (HSMM) e os municípios de Esposende e Barcelos.

Assinaram a Carta de Compromisso relativa ao Plano Local de Saúde até 2030 o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, o Presidente do Conselho de Administração do Hospital Santa Maria Maior, Joaquim Barbosa e o Diretor Executivo do ACES Barcelos/Esposende, Fernando Ferreira.

O Plano local de Saúde (PLS) é um documento elaborado pelo ACES, onde estão identificadas as prioridades de saúde e tem como objetivo divulgar informação sobre os fatores de risco para a saúde da população, promovendo ambientes favoráveis para a promoção de estilos de vida saudáveis.

À luz deste documento estratégico, os municípios assumem o compromisso conjunto de desenvolver, até 2030, os melhores esforços em torno dos objetivos deste plano, implementando estratégias de promoção e proteção da saúde e de prevenção da doença e estimulando a ampla participação da população e das instituições da comunidade.

Ao assinar esta carta, comprometem-se os presidentes de Câmara a promover a implementação efetiva das estratégias, mobilizando recursos e competên¬cias, quando necessário; integrar, sempre que possível, as ações e políticas de saúde locais nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para metas globais mais sustentáveis; estimular a colaboração multissetorial, através de parcerias entre setores, reconhe¬cendo a interconexão entre a saúde e os diversos determinantes sociais; Assegurar o acesso a cuidados de saúde de qualidade, promovendo a equidade e a universalidade dos mesmos; e fortalecer a participação ativa da comunidade na definição e implementação de ações e políticas de saúde, respeitando a diversidade das necessidades locais.

Com esta ação, o Município de Esposende está a contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, metas transversais a todas as áreas de gestão municipal.