Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Freguesias de Esposende comprometidas com a recolha seletiva

19 Jan

 

Foi hoje assinado o protocolo de colaboração, entre as Juntas de Freguesia do concelho de Esposende e a Resulima que tem como objetivo proporcionar as condições para atingir as metas de recolha seletiva e envio para reciclagem dos resíduos. A estratégia assenta no projeto Ecolugares e insere-se no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030) que dá continuidade à aplicação da política nacional de resíduos.

Entende o Município de Esposende que, perante os atuais desafios ambientais, as Juntas de Freguesia são “entidades estratégicas nas questões do desenvolvimento sustentável e da cooperação, sendo que, pela sua proximidade com as populações, as Juntas de Freguesia são decisivas na sensibilização de comportamentos mais amigos do ambiente”.

O plano de consciencialização da população contempla a instalação de Ecolugares, pontos intermédios de recolha, entre o Ecoponto e o Ecocentro, vocacionados para volumes maiores de resíduos destinados a valorização por reciclagem.

O Ecolugar é composto por contentores de cinco metros cúbicos para o papel/cartão e embalagens e contentores de três metros cúbicos para o vidro.

Para o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, a instalação dos Ecolugares insere-se “na estratégia ambiental do Município de Esposende que visa proporcionar as melhores condições de apoio para os habitantes do concelho no que diz respeito à separação de resíduos”.

“Marcamos uma nova forma de tratar os resíduos e com este modelo, com a ajuda das Juntas de Freguesia, podemos registar um significativo salto qualitativo”, sublinhou Benjamim Pereira.

Esposende regista um crescimento contínuo e assinalável na quantidade de resíduos depositados nos ecopontos e encaminhados para reciclagem, mas Benjamim Pereira apela a uma maior “interiorização do hábito de reciclar”, alertando para a constante subida dos custos do depósito de resíduos no aterro da Resulima e, consequentemente, do aumento das tarifas do serviço de resíduos aplicados às famílias e às empresas.

Para Miguel da Silva Ferreira, Administrador-Delegado da Resulima, este modelo inovador de recolha permite “aumentar a capacidade de recolha, por ser um complemento aos ecopontos e permitir uma maior facilidade de deposição, nomeadamente no que diz respeito ao cartão e às embalagens, dada a maior dimensão dos locais de abertura dos contentores”.

“Temos metas ambiciosas até 2030 e temos de desenvolver ações que mobilizem as pessoas, oferecendo, também, um serviço de proximidade, porta a porta. Contamos com a influência dos senhores presidentes de Junta”, reforçou Miguel da Silva Ferreira.

Segundo este protocolo, a Resulima assegura a construção das plataformas para instalação do equipamento, a aquisição, instalação, conservação e manutenção do equipamento, a recolha dos resíduos de embalagem. Por seu turno, as Juntas de Freguesia disponibilizam e gerem o espaço onde ficará o equipamento, garantindo a sua conservação.

Está associada uma contraprestação económica para as Juntas de Freguesia, proporcional às quantidades de resíduos de embalagens geridas, sendo os valores unitários por cada tonelada de 30 euros para vidro, 70 para papel / cartão e de 150 para plástico e metal.

A Resulima é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos em seis municípios do Vale do Lima e Baixo Cávado e pretende, com os Ecolugares, promover o encaminhamento dos resíduos de embalagens para valorização, dando o seu contributo para o desenvolvimento sustentável e para a economia circular.

O município de Esposende solicita a colaboração de toda a população no acondicionamento e gestão adequada dos seus resíduos, apelando à separação seletiva dos mesmos e devido encaminhamento para reciclagem sempre que possível. Através deste gesto, as pessoas estarão a contribuir para um concelho mais sustentável, em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

417903065_309876038699749_9086578155266977337_n
417528079_760856812045022_9042136571504798904_n
1705694862860