Sistema de recolha e tratamento de Resíduos Urbanos | Aplicação de taxa de gestão de resíduos (TGR)
A partir do próximo mês de setembro, o Município de Esposende vê-se obrigado a cobrar a Taxa de Gestão de Resíduos (TGR) a todos os utilizadores do sistema de resíduos. Assim, na fatura da água e dos resíduos passará a constar uma rubrica referente à TGR, com o seu valor aplicado em função do volume de água faturado (0,1937 € por cada m3 de água), até a um máximo de 40 metros cúbicos.
Esta taxa é imposta a nível central, revertendo integralmente para o Estado, e decorre do facto de não terem sido cumpridas as determinações e metas europeias de redução da quantidade de resíduos depositados em aterro sanitário. O Município de Esposende e a Esposende Ambiente são apenas meros intermediários no processo de cobrança e não têm quaisquer responsabilidades na implementação desta taxa nem dela beneficiam.
De 7,88 euros por tonelada em 2022, Esposende passou a pagar 68 euros por tonelada de resíduos depositados em aterro sanitário. Em 2023, tendo sido produzidos e depositadas no aterro de Paradela, Barcelos, 17.759,80 toneladas de resíduos indiferenciados, o Município registou um aumento de custos com o sistema de resíduos na ordem de 1 milhão de euros.
Só com a colaboração de todos se tornará possível a redução de resíduos colocados em aterro e o aumento da recolha seletiva de resíduos nos ecopontos do concelho de Esposende, representando, pois, uma economia relevante nos custos totais do sistema e podendo vir a refletir-se positivamente para os cidadãos na redução da sua fatura.
Esperamos a compreensão de todos e reiteramos que um futuro melhor para o Planeta, e para todos nós, passa pelo cuidado que tivermos com o meio ambiente. A separação seletiva de resíduos e seu encaminhamento para valorização, implementando uma verdadeira “economia circular”, é uma das mais importantes medidas dos esposendenses e do Município.
Vamos Todos colaborar!