Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende atribui 40 000 às corporações de bombeiros do concelho

bvfao
bv_fao
bve
14 Junho 2024

Aprovado também montante de 3 000 euros para apoio às Marchas Populares de S. João

O Município de Esposende garante apoio financeiro às corporações de Bombeiros do concelho Esposende, no montante global de 40 000 euros.

De acordo com proposta aprovada em reunião de Câmara, por unanimidade, é atribuída a verba de 20 000 euros a cada uma das corporações, nomeadamente à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende e à Benemérita Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fão.

O apoio do Município mantém-se, ano após ano, e tem vindo a ser reforçado atendendo ao determinante papel dos soldados da paz ao nível da Proteção Civil, concretamente no que se refere à prevenção, proteção e socorro e reposição da normalidade da vida das pessoas em áreas afetadas por acidentes e catástrofes.

“Os bombeiros são elementos indispensáveis e fundamentais no cumprimento dessa importante missão “, sublinha o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, notando que, “por força de alterações na legislação a estabilidade das corporações tem sido afetada, de forma muito significativa, nomeadamente no que concerne às suas fontes de financiamento”. Por outro lado, refere, “também a persistente instabilidade associada aos preços de alguns bens essenciais, cria dificuldades às atividades diárias destas associações”. Neste contexto, afirma o Presidente da Câmara Municipal, “é imperioso que estas condicionantes não sejam, de alguma forma, limitativas do excelente desempenho que ambas as corporações de bombeiros têm tido ao longo dos anos, no serviço que prestam às populações deste concelho”.

Benjamim Pereira lembra, ainda, que “o Município tem tido uma postura de total apoio às duas corporações de bombeiros, que não se limita, como é sabido, a este apoio financeiro anual, mas que é muito mais abrangente, e que inclui o pagamento de seguros e comparticipação para aquisição de viaturas e equipamentos, comparticipação para as Equipas de Intervenção Permanente (EIP), entre outros”.

Na mesma reunião de Câmara, o executivo municipal aprovou também a concessão de um apoio financeiro, no montante de 3 000 euros, à Associação Cultural Recreativa Amigos de S. João, de Esposende, para levar a efeito a organização das “Marchas Populares”, integradas nas festividades populares dedicadas a S. João, que decorrerão entre os dias 21 e 24 de junho. Este apoio é sustentado pelo “inegável interesse público da atividade e a relevância que o evento terá na animação e dinamização da cidade de Esposende, do concelho e da própria região tendo, ainda, em consideração que esta manifestação da cultura popular representa um motivo de atratividade turística para Esposende”.

A concessão destes apoios financeiros enquadra-se na estratégia de colaboração do Município para com as instituições do concelho, visando a satisfação das necessidades e anseios da comunidade, bem como o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.