Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Lampreia é rainha no cardápio de 19 restaurantes de Esposende

lampreia_prato
clarinhas
cartaz_de_rua_lampreia176x100
09 Fevereiro 2024

 

De 17 de fevereiro a 3 de março, o Município de Esposende promove o evento “Lampreia & Companhia”. A promoção da lampreia do rio Cávado, envolve 19 restaurantes, num programa que antecede “Março com Sabores do Mar”, evento que, ao longo de um mês, evidencia a arte e a mestria dos chefes de cozinha de todas as unidades de restauração do concelho.

Ciclicamente, a lampreia assume este destaque nos cardápios de Esposende, beneficiando da porta de entrada para a desova que é o estuário do Rio Cávado. É o mote para evidenciar toda a influência piscatória na culinária do concelho de Esposende.

Para os apreciadores, arroz de lampreia ou à Bordalesa são razões para visitar Esposende, mas abre-se a possibilidade de optar por algumas inovações culinárias que apresentam outras formas de confecionar este ciclóstomo que ganhou destaque no calendário gastronómico nacional.

Aderem a esta edição os restaurantes Tiro no Prato, D. Quina, Camelo, Pedrinhas Praia, A Salgueira, Água Pé, Casa Salé, O Buraco, Salitra, D. Sebastião, Varandas do Cávado, Tio Pepe, Mananita, Sra. Peliteiro, Cantinho dos Lírios, Moinho de Sal, Rita Fangueira, Três Arcos e Zé dos Leitões. A reserva deve ser efetuada, previamente, junto dos restaurantes aderentes. Mais informações disponíveis em www.visitesposende.com. Esta ação enquadra-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2023_2027.

O final da iniciativa coincide com o “Fim de Semana Gastronómico” de Esposende (1 a 3 de março), evento organizado pela Turismo do Porto e Norte E. R. em parceria com a autarquia.

Depois da Lampreia, “Março com Sabores do Mar” exalta o peixe, num desfile gastronómico que já vai na 25.ª edição e durante o qual Esposende evidencia, num programa mais alargado, os sabores do mar e da terra, exaltando a excelência gastronómica da região. Com mariscos e peixes em todo o seu esplendor, harmonizados pelos vinhos verdes das quintas locais, aos visitantes expõe-se, ainda, uma ampla variedade de doces tradicionais.

“Março com Sabores do Mar” associa as tradições populares e a inovação que os melhores chefes de cozinha acrescentam, envolvendo, ainda, as escolas e as empresas, acomodando turistas e gastrónomos.

A 25.ª edição certifica este evento como marca relevante no panorama gastronómico nacional, assente num quarto de século de divulgação do património enogastronómico de Esposende, envolvendo toda a comunidade local e afirmando o território como destino turístico de excelência.

O evento gastronómico “Março com Sabores do Mar” insere-se nas medidas adotadas pelo Município de Esposende para esbater os efeitos da sazonalidade, ao qual se acrescentam eventos desportivos, a aposta na mobilidade suave, através de uma vasta rede de passadiços e ecovias que percorrem o concelho, dos espetáculos culturais e da promoção do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela.

Esta postura enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.