Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

“Festas Juninas” convidam a festejar os Santos Populares à mesa em Esposende

festas_juninas__1_
festas_juninas__2_
festas_juninas__3_
festas_juninas__5_
festas_juninas__6_
07 Junho 2024

Junho é mês dos Santos Populares e o Município de Esposende volta a cumprir a tradição, celebrando-os em mais uma edição das “Festas Juninas”, uma iniciativa que acontece pelo quinto ano consecutivo e que este ano conta com a adesão de cerca de três dezenas de unidades de restauração.

Assim, durante este mês de junho, é possível saborear a tradicional sardinha, com a frescura e o sabor de sempre, acompanhada da batata produzida no concelho e da saborosa broa de milho, regada com os excelentes Vinhos Verdes e Cervejas Artesanais locais, não podendo faltar na ementa o saboroso Caldo Verde. Para rematar, são várias as sugestões de sobremesas e doçaria, que casam lindamente com os licores artesanais produzidos no concelho.

As “Festas Juninas” surgiram em plena pandemia, com o triplo objetivo de ajudar o setor da restauração, dinamizar a economia local associada ao setor e à comunidade piscatória e preservar as tradições populares. Revelou-se uma aposta certeira, registando ano após ano, uma crescente adesão. Ainda que esteja em fase de crescimento e a afirmar-se no calendário dos eventos gastronómicos, traduz-se numa excelente forma de dar as boas-vindas ao Verão e ao período de férias mais intenso que se avizinha.

Esposende continua, deste modo, a elevar a sua gastronomia de excelência, onde não podem faltar os hortícolas do concelho como o acompanhamento mais rico e saboroso, a batata cozida, a salada de pimentos, o tradicional caldo verde, a broa, o fio de azeite, e, para rematar, as frutas da época e os doces locais.

Junho volta a ser um mês de alegria, repleto de sabores, por isso, o desafio do Município é para que todos se deixem envolver, adiram e apreciem a gastronomia local a propósito das celebrações dos Santos Populares: Santo António (12/13 de junho), São João (23/24 de junho) e São Pedro (28/29 de junho). Se ESLOCAL faz parte do “arraial”.

Este evento integra o Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende: 2023_2027, o Plano de Ação da Estação Náutica de Esposende 2023_2025, e pretende reforçar a ligação que Esposende mantém com o mar, envolvendo operadores locais, comunidade e visitantes, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.