Esposende participou no Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras
Iniciativa decorreu em Braga e contou com a presença do Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa
A Vereadora do Educação da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Vilar, participou no Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), que decorreu, no passado dia 25 de outubro, no Teatro da Escola Secundária Sá de Miranda, em Braga, subordinado à temática “A Brincar a brincar…”.
Este encontro, que contou com a presença do Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas da Cunha, constituiu uma oportunidade para as Cidades Educadoras partilharem boas práticas e apresentarem os seus projetos. No arranque do Encontro, foi apresentado o “Espaço Brincar: oportunidades e abordagens”, seguindo-se o painel “A brincadeira e o erro na Educação e no futuro das crianças”, que contou com as intervenções de Beatriz Vasconcelos, Presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Montessori, de Narciso Moreira, Fundador da Betweien Edições, e de Graça Moura, Diretora do Agrupamento de Escolas André Soares, de Braga.
Já no período da tarde, realizou-se a Reunião da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, cuja ordem de trabalhos integrou a apresentação do X Congresso Nacional RTPCE 2025, a ter lugar em Santo Tirso, e a avaliação do XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que decorreu em Curitiba – Brasil, no passado mês de maio, bem como do Dia Internacional da Cidade Educadora 2024. Entre outros assuntos, esteve também em análise o processo de Eleição da Comissão de Coordenação da RTPCE 2025/2026.
“Numa altura em que as crianças e jovens optam pelas novas tecnologias em detrimento das brincadeiras mais tradicionais, o tema deste encontro é deveras pertinente”, assinalou a Vereadora Alexandra Vilar, lembrando que o Município de Esposende, em conjunto com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Esposende e o CIPES - Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica, tem vindo a realizar a iniciativa “Brincar é Coisa Séria!”. Já com seis edições realizadas, este evento tem como principal objetivo a promoção do direito fundamental das crianças e jovens ao lazer, atividades recreativas e culturais, conforme plasmado na Convenção dos Direitos da Criança.
O Município de Esposende integra a Associação Internacional das Cidades Educadoras desde 2007 e, imbuído dos princípios da Carta das Cidades Educadoras, tem trabalhado conjuntamente com os parceiros sociais e educativos para o desenvolvimento de políticas e educativas que fomentem a qualidade de vida dos cidadãos, no seu compromisso com o espírito de cidadania e com os valores de uma democracia participativa e solidária. Nesse contexto, participa em grupos de trabalho temáticos como o da Educação ao Longo da Vida e colabora na partilha e disseminação de experiências educativas, através da participação em Encontros e Congressos e da publicação dessas experiências no Boletim da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.
Esta postura confirma o comprometimento do Município com a matriz das Cidades Educadoras, bem como dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.