Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Concurso de fotografia convida a explorar Litoral Norte e a captar “Um Olhar Natural”

pnln__1_
pnln__2___2119_x_1194_
pnln__4___2503_x_1670_
cartaz
15 Maio 2024

Decorre até ao dia 30 de junho, o concurso de fotografia “Litoral Norte - Um Olhar Natural”, promovido pela Comissão de Cogestão do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN), onde se integra o Município de Esposende e o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas).

Inserida no Plano de Cogestão do PNLN, esta ação tem como principal objetivo promover a temática do património natural, designadamente, os ecossistemas, os habitats e as espécies da fauna e flora selvagens. Além de promover a fotografia de natureza e fomentar o seu crescimento e desenvolvimento, o concurso pretende fomentar o debate e a reflexão da sociedade para a necessidade de conhecer, promover e conservar o património natural do Parque Natural do Litoral Norte. Uma estratégia alinhada com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, cujo cumprimento o Município de Esposende assumiu e verteu para o seu plano de ação, o qual abrange também a gestão desta área protegida.

O regulamento do concurso, elaborado e aprovado pelo Município e, entretanto, publicado em Diário da República, encontra-se disponível online em https://concursocogestao.esposende.pt/, onde são feitas as inscrições e a submissão das fotografias.

Podem concorrer fotógrafos amadores ou profissionais, de nacionalidade portuguesa ou com residência em território nacional, com idade superior a 16 anos. Cada candidato pode enviar, no máximo, 3 imagens por categoria: “Paisagem e habitats naturais”, “Fauna (marinha/terrestre)” e “Flora e fungos”.

O Júri, constituído por um mínimo de três personalidades de reconhecido mérito na temática do concurso, avaliará as fotografias com base nos critérios “Enquadramento na temática do concurso”, “Originalidade da abordagem ao tema”, “Qualidade técnica da fotografia” e “Valor estético da fotografia”.

Quanto aos prémios, o primeiro classificado receberá 400 euros, o segundo 150 euros e o terceiro classificado 100 euros. Será, ainda, atribuído um prémio no valor de 200 euros para a fotografia mais votada pelo público como a melhor do concurso, acumulável com os anteriores.

Das fotografias apresentadas a concurso será feita uma seleção para exibir numa exposição sobre o património natural do Parque Natural do Litoral Norte.