Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Ciclo de Música de Câmara “Portugal e o Mundo: Encontro de Culturas na Música Erudita” encerra domingo em Forjães

14 Junho 2024

16 de junho, 16h30 – Igreja Paroquial

A encerrar a temporada 2024 do Ciclo de Música de Câmara “Portugal e o Mundo: Encontro de Culturas na Música Erudita”, a Igreja Paroquial de Forjães acolhe, no próximo domingo, dia 16 de junho, às 16h30, o concerto do Quarteto de Cordas da Orquestra da Costa Atlântica (OCA), que interpretará obras de Giacomo Puccini, Anne Vitorino de Almeida e Antonín Dvořák.

Promovido pelo Município de Esposende, em coprodução com a Orquestra da Costa Atlântica e com o apoio das Juntas de Freguesia e Paróquias do concelho, este ciclo teve início em janeiro, com um concerto na Igreja do Bom Jesus de Fão, tendo ainda passado, nos meses seguintes, pelas igrejas paroquiais de Curvos, Gemeses, Fonte Boa e Vilã Chã.

Numa verdadeira ação de descentralização cultural, estes concertos, sempre com entrada livre, têm vindo a decorrer em todo o território concelhio, proporcionando o acesso de toda a comunidade à fruição de obras-primas da música, de acordo com a estratégia cultural do Município e em linha com o preconizado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Ao longo desta temporada, o programa dos concertos apresentou repertório de compositores de excelência dos séculos XVIII a XXI, cuja interpretação ficou a cargo de diferentes formações de câmara da Orquestra da Costa Atlântica, nomeadamente quarteto de cordas, quinteto de sopros e trio de madeiras. Com o objetivo de potenciar a dimensão educadora destas propostas culturais, cada um dos concertos contou com comentários do maestro Luís Miguel Clemente, que assume a direção artística deste ciclo.

De referir que, para além deste ciclo de música de câmara, a temporada 2024 da Orquestra da Costa Atlântica em Esposende, desenvolvida em parceria com o Município, contempla mais cinco concertos orquestrais (orquestra clássica/sinfónica), três concertos pedagógicos e ainda dois concertos em parceria com o Coro Sénior de Esposende.

Dado o reconhecimento da sua qualidade artística e interesse cultural, a temporada de concertos da OCA conta com o apoio do Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes, assim como da Antena 2, ao nível da comunicação.