Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Apresentação das Obras de Manuel de Boaventura 'Timóteo, o Penitente', 'Marrucho Mentideiro' e 'Ânsia de Perfeição e Contos Imperfeitos'.

Agenda
09 Nov '24

16h00 | Biblioteca Municipal 

Em 2017, o Município de Esposende iniciou a reedição crítica da obra do escritor Manuel de Boaventura, nos géneros literários do Conto e Romance.

Já foram publicados os títulos O Solar dos Vermelhos (2017),Crimes dum Usurário (2018), No Presídio – Memórias dum Conspirador (2019), Contos do Minho (2020), Novos Contos do Minho (2022), Lapinhas do Natal (2022), Zé do Telhado no Minho (2023), Histórias Contadas à Lareira (2023).

As obras agora reeditadas, Ânsia de Perfeição e Contos Imperfeitos, Timóteo, o Penitente e Marrucho Mentideiro são três títulos que irão terminar a publicação da sua obra romanesca, os volumes IX e X da coleção “Obras de Manuel de Boaventura”.

Embora sejam três títulos originais, um dos livros contém dois textos, que pelo seu género literário e número de páginas permitiu juntar, surgindo um título composto “Timóteo, o penitente seguido de Marrucho Mentideiro” num único volume.

Manuel de Boaventura é, como refere Sérgio Guimarães de Sousa, num dos prefácios, “um escritor que se converte, à boa maneira dos escritores regionalistas, em espécie de etnógrafo (…), cronista dos particularismos e das práticas culturais da região como seu território literário, Esposende (…)”.

Esta coleção terminará em 2025 com a reedição crítica do Vocabulário Minhoto.