Recital de Viola d'Arco e Piano
LOTAÇÃO ESGOTADA
Sábado, 07 de outubro | 18h00
FÓRUM MUNICIPAL RODRIGUES SAMPAIO
A Escola de Música de Esposende, através do trabalho artístico e pedagógico do seu corpo docente, apresenta um recital comentado, dedicado ao grande público. O recital apresentará um programa eclético para viola d’arco e piano, potenciando-se, através dos comentários, uma melhor compreensão acerca das obras musicais e sua origem, assim como a partilha de elementos acerca dos compositores.
Eugénia Lima, viola d'arco
Ana Filipa Sousa, piano
Henriqueta Fernandes, comentários
Entrada livre, com reserva prévia de bilhetes aqui e nas Piscinas Foz do Cávado.
Coprodução: Escola de Música de Esposende
Recital integrado nas comemorações do Dia Mundial da Música
Eugénia Lima
Eugénia Lima iniciou os seus estudos musicais na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE, ingressando posteriormente na Academia Nacional Superior de Orquestra – ANSO, onde completou a sua licenciatura em Instrumentista de Orquestra, na especialidade de Viola d’Arco. Mais tarde, adicionou à sua formação uma profissionalização no ensino de Viola d’Arco na Universidade Aberta de Lisboa. Ao longo da sua formação teve a oportunidade de trabalhar a performance do seu instrumento com diversos professores da área, entre eles os Bruno Giuranna e Yuri Gandelsman, no Curso de Aperfeiçoamento de Portugruaro, em Itália; Adam Smyla, Ana Bela Chaves, Joyce Tan e Betty Haag. Participou em diversos estágios de orquestra, tais como os da Orquestra das Escolas de Música da Covilhã (1992) e da Figueira da Foz (1993), Orquestra Portuguesa da Juventude, Orquestra de Jovens Luso-Francesa em Pedras Salgadas (1993) e Paris (1994) e Orquestra Académica Metropolitana. Ao longo da sua carreira como violetista, apresentou-se a solo com a Orquestra Académica Metropolitana e foi membro da Sinfonieta de Lisboa e da Orquestra das Beiras. Como artista convidada, colaborou com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto e Orquestra de Câmara do Minho. A convite da Orquestra Gulbenkian, participou em várias tournés onde se apresentou nas melhores salas da Europa, destacando-se os concertos na Alemanha, Suíça, Bélgica, Luxemburgo e Espanha. Atualmente, trabalha como professora da classe de Viola d’Arco da Escola de Música de Esposende.
Ana Filipa Sousa
Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Paredes, onde estudou com os professores Marta Vieira e Marco Oliveira. Posteriormente, ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana, no curso de Piano para Música de Câmara e Acompanhamento, na classe do professor Alexei Eremine, onde concluiu a Licenciatura. Realizou também Mestrado em Pedagogia do Instrumento e Mestrado em Ensino da Música. Frequentou masterclasses com os professores Marco Oliveira, Liudmila Roschina, Filipe Pinto-Ribeiro e Michel-Portal (este último na vertente de Música de Câmara). Estudou com os professores Marco Oliveira, Filipe Pinto-Ribeiro, Alexei Eremine e Artur Pereira na classe de piano, com Cesário Costa, Paul Wakabayashi e Paulo Pacheco na classe de música de câmara e com os professores Anna Tomasik e Yan Mikirtumov, na vertente de Leitura e Acompanhamento. Apresentou-se em público com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, com a Orquestra Académica Metropolitana e com instrumentistas de renome, tais como Pierre Dutot. Apresenta-se regularmente em recitais de música de câmara, quer em duo com trompete (Diptyque Duo), quer em duo de pianos (Duo Vchetireruki). Atualmente, desempenha funções de pianista acompanhadora e de professora de piano na Escola de Música de Esposende e na ARTEAM, em Viana do Castelo.
Henriqueta Fernandes
Henriqueta Fernandes é natural de Guimarães e iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos. Foi Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian até concluir, em 1989, o Curso Superior de Piano (Dec. Lei 18881 de 30 de Setembro de 1930). Em 1996 concluiu a Licenciatura em Ciências Musicais - Ramo Formação Educacional na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. No ensino regular, é professora do quadro de nomeação definitiva desde 1998. Lecionou Educação Musical (2º ciclo), Música (3º ciclo) e Expressão Musical (1º ciclo). No ensino artístico especializado da Música, lecionou desde 1993 as disciplinas de Iniciação Musical, Piano e Formação Musical na Academia de Música Valentim Moreira de Sá - Guimarães e na Escola de Música da Póvoa de Varzim. Foi co-fundadora e Diretora Pedagógica da Academia de Música José Atalaya em Fafe, tendo coordenado todos os trabalhos iniciais com vista à sua oficialização. Lecionou ainda na Academia de Música de Barcelos, onde também exerceu funções diretivas, integrando uma Direção Pedagógica Colegial. Iniciou as suas funções docentes na Escola de Música de Esposende em 2003, lecionando as disciplinas de Piano e Formação Musical.