Festa do Pão

05 a 08 Out '23

De 5 a 8 de outubro

Campo de S. Miguel, em Marinhas

Este evento, coorganizado pela Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra e pelo Município de Esposende, prevê a recriação dos tempos passados, com desfolhadas a preencher os serões, na esperança de encontrar o milho-rei, seguindo-se o malho das espigas, as rusgas ao som das tocatas dos grupos folclóricos e os cantares ao desafio.

Durante quatro dias, as associações da freguesia de Marinhas darão a conhecer, e a provar, o que de bom há na cozinha tradicional portuguesa, em especial a ancestral arte de confecionar pão de milho.

Recriam-se momentos de antigamente, onde a agricultura determinava a vida quotidiana e assegurava o sustento das famílias, estando esta atividade umbilicalmente ligada a uma das profissões mais emblemáticas de Marinhas: As moleiras.