Contrapartituras 2023 - Concerto do Laboratório de Música em Cena do Quarteto Contratempus
Fotografia: Pedro Sardinha
Quinta-feira, 15 de fevereiro | 21h30
AUDITÓRIO MUNICIPAL DE ESPOSENDE
Catarina Sá Ribeiro e Xavier Ribeiro escrevem-nos sobre a água. Dois olhares diferentes que se encontram no mesmo espaço. Na proposta da Catarina fazemos da água um lugar de matéria sensorial, não figurativa que resulta numa ideia de “espetáculo – poema”. Da escrita de Xavier trazemos a ironia e o tempo lento como processos de encontro. São duas propostas distintas que encontram neste quarteto a versatilidade necessária, através dos recursos criativos que dispõem, mas, principalmente, pela enorme vontade em experimentar.
1ª Obra - “Águas fragmentos e figuras", de Catarina Sá Ribeiro
2ª Obra - "Água traz, Água leva", de Xavier Ribeiro
Duração: 50 minutos com intervalo de 5 minutos
Género: Laboratório de Ópera
Entrada livre, mediante reserva de bilhetes aqui e no atendimento das Piscinas Foz do Cávado | M/6
Apoio: Escola de Música de Esposende
Ficha Artística
Composição: Catarina Sá Ribeiro e Xavier Ribeiro
Encenação: Nuno Preto
Interpretação: Teresa Nunes (Soprano), Miguel Leitão (Tenor), Crispim Luz (Clarinete), Carolina Leite Freitas (Violoncelo) e Bernardo Pinhal (Piano)
Desenho e Operação de Luz: Mariana Figueroa
Desenho e Operação de Som: José Afonso Monteiro
Desenho e Operação de Multimédia: Hugo Mesquita
Conceção do Espaço Cénico e Figurinos: Nuno Preto
Produção e Comunicação: Marta de Baptista
Assistente de Produção e Comunicação: João Pedro Rocha
Estagiários de Comunicação: Gonçalo Almeida e Maria Cerqueira
Registo Fotografia: Pedro Sardinha
Registo Vídeo: Miguel F
O Quarteto Contratempus é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes
Estreia a 19, 20 e 21 de janeiro de 2024 no Espaço QC, Campanhã - Porto
Sobre o Contrapartituras
O Contrapartituras - Laboratório de Música em Cena surge em 2021 da vontade do Quarteto Contratempus de criar oportunidades de fruição e exploração de música de câmara em cena, promovendo a criação e a exploração artística alicerçadas na tecnologia e nos cruzamentos disciplinares. É um laboratório onde um músico pode criar um espetáculo com um artista de outra área sobre uma temática comum, criando assim o diálogo entre várias formas de expressão artística. No seguimento dessa primeira ideia, verificou-se a necessidade de procurar artistas com outras experiências que pudessem enriquecer, ainda mais, este diálogo entre expressões artísticas distintas. Nesta terceira edição, o Contrapartituras ficará condicionado a um mote que normalmente é uma frase que serve de ponto de partida para exploração: “Água traz, água leva”.
Sobre o Quarteto Contratempus
O Quarteto Contratempus é uma estrutura de criação artística centrada em produção e circulação de ópera e música em cena contemporânea. A sua missão é valorizar a investigação e experimentação artística, como prática inovadora do desenvolvimento e conhecimento, através do uso de tecnologia em Ópera de Câmara Multimédia e música de câmara, envolvendo as comunidades, e aumentando o espólio de música de compositores portugueses, divulgando a música contemporânea portuguesa pelo mundo.