Concerto e Oficina com WILD STRINGS TRIO
15/9 | sexta | 21h30
Oficina musical: 17h-19h | Concerto: 21h30
MUSEU MUNICIPAL DE ESPOSENDE
Ciclo de Música sem Tempo
O Wild Strings Trio [Eslovénia] consegue combinar de forma impressionante três mundos musicais em um, com performances magnificamente desafiadoras, incomuns, entusiasmantes e incrivelmente convincentes. A magia que o grupo cria encanta de imediato. No álbum “Bendjistan”, o grupo apresenta-se com uma paixão fervorosa e múltiplas emoções, tratando-se de uma importante pedra angular da alta qualidade do projeto artístico. Não surpreendentemente, o álbum está muito vivo, tendo sido concebido de acordo com os princípios de uma performance de concerto. A execução do material é surpreendente, aliada à velocidade e precisão dos intérpretes. O trio apresenta-se em concerto com um efetivo composto por guitarra clássica, violino e violoncelo.
Aproveitando a vinda deste agrupamento, será promovida uma oficina musical no mesmo dia, igualmente no Museu Municipal de Esposende, focada no repertório tradicional dos balcãs, para estudantes de música a partir do 3º ciclo e músicos adultos amadores ou profissionais. O trabalho neste tipo de repertório é feito de ouvido, trabalhando questões como a memória, o estilo, a técnica específica da ornamentação, da articulação ou do fraseado. É um trabalho muito interessante e muito diferente do que os estudantes de música costumam fazer e permite juntar uma enorme variedade de instrumentos, mesmo que sejam de famílias ou tessituras diferentes. Quem pretender participar deverá trazer o seu instrumento.
As pessoas interessadas deverão efetuar aqui a sua inscrição, podendo participar ativamente ou na modalidade de ouvinte.
Vídeos do grupo: Dragon | Basicovica | Pumpovica
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço
Apoios: dgARTES, República Portuguesa, Antena 2
Concerto integrado nas comemorações do 30.º aniversário do Museu Municipal de Esposende
Wild Strings Trio foi formado em 2014 em Ljubljana através da colaboração entre a violinista de jazz eslovaca Petra Onderufová, o violoncelista clássico francês Toby Kuhn e o guitarrista balcânico esloveno Aleksander Kuzmić. Unidos por um entusiasmo poderoso, um profundo compromisso mútuo e o desejo partilhado de criar um som único e um estilo novo, desafiaram-se a misturar e realçar os vários géneros musicais com que contactaram ao longo dos seus respetivos caminhos. A sua música, enraizada na música folclórica e na improvisação, envolve arranjos e ritmos complexos, florescendo num fluxo poderoso e perspicaz que intriga, toca e encanta o público em toda a Europa. O trio gosta de se apresentar ao vivo em todos os ambientes, desde grandes palcos, galerias de arte e até bares, compartilhando o seu prazer, dedicação e emoção com seu público onde quer que vão. Lançaram dois álbuns: Lost Weekend e Bendjistan.
Ciclo de Música sem Tempo 2023
Criado em 2021, o Ciclo de Música Sem Tempo é um ciclo de concertos itinerante criado pela associação Projecto Cardo que tem como objetivo estabelecer pontes entre músicos e público no qual, além dos concertos, são promovidas oficinas, conversas ou pequenas palestras informais. Desde a primeira edição que se procura valorizar o cruzamento de linguagens, a ligação humana e o recurso à música de identidade como forma de criar um público mais atento, sensível e assíduo. Esposende, Miranda do Douro e Santo Tirso irão receber, ao longo de 2023, artistas da Suécia, Eslovénia, Irlanda, Brasil e Portugal, que também irão partilhar os seus conhecimentos e experiências com o público.