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CONCERTO “DISPERATE! Dores de amor em Händel e Vivaldi”

Agenda
29 Set '23

29/9 | sexta | 21h30

CONCERTO “DISPERATE! Dores de amor em Händel e Vivaldi”

MUSEU MUNICIPAL DE ESPOSENDE

Sinfonietta de Braga

Raquel Mendes, soprano | Fernando Miguel Jaloto, direção musical e cravo

O desespero e a dor de amor são o foco principal deste recital para soprano e orquestra de cordas - uma coleção estruturada de árias de Händel e Vivaldi em que se procura fazer um retrato do amor do ponto de vista feminino, na era barroca.

O programa de concerto integra excertos das óperas "Giulio Cesare", "Alcina" e "Rinaldo", de G.F. Händel, e "Giustino", "Bajazet", "Argippo" e "L’Olimpiade", de A. Vivaldi.

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço

Concerto integrado nas comemorações do Dia Mundial da Música e do 30.º aniversário do Museu Municipal de Esposende


 

Miguel-Jaloto

Fernando Miguel Jaloto

É diplomado em Cravo pelo Conservatório Real da Haia (Países Baixos), na classe de Jacques Ogg, tendo estudado também com Gustav Leonhardt, Olivier Baumont e Ilton Wjuniski, entre outros. É Doutorando em Ciências Musicais: Musicologia Histórica na Universidade Nova de Lisboa, como Bolseiro da FCT. É fundador e director artístico do Ludovice Ensemble, da Academia Ludovice – curso e festival internacional dedicado ao ensino e divulgação das práticas históricas interpretativas da música, dança e teatro barrocos – e do curso de ópera barroca do centro musical Benslow, em Hitchin (Reino Unido). Colabora com grupos especializados internacionais tais como Vox Luminis, Oltremontano, La Galanía, Capilla Flamenca, Collegium Musicum Madrid, Ensemble Bonne Corde, Allettamento, etc, e foi membro da Académie Baroque Européenne de Ambronay (França), da Academia MUSICA de Neerpelt (Bélgica) e das orquestras barrocas Casa da Música e Divino Sospiro, e convidado para dirigir os ensembles 258 (Lisboa) e Mezzo (Tel-Avive). Em 2019 apresentou um recital a solo dedicado à obra do compositor napolitano Giovanni Salvatore no prestigiante Festival Oude Muziek de Utrecht (Holanda); em 2021 um recital a solo homenageando Maria Bárbara de Bragança, com obras de D. Scarlatti e C. Seixas a convite do Património Nacional (Espanha); e, já em 2022, um recital e conferência sobre Froberger e L. Couperin a convite do Conservatório Superior de Badajoz.

 

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Raquel Mendes

Raquel Mendes, soprano, iniciou os seus estudos musicais em violino no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, tendo concluído o curso de canto nesta instituição em 2015 sob a orientação de Inês Sofia. Em 2019 concluiu a licenciatura em canto na ESMAE com nota máxima, sob a orientação de António Salgado. Em 2023 foi galardoada com o 1º prémio no concurso de canto da Fundação Rotária Portuguesa, tendo vencido igualmente o 1º prémio no Concurso Internacional de Música Cidade de Almada e o 2º prémio no Prémio José Augusto Alegria, em Évora. É membro fundador do ensemble Il Filo d’Oro, grupo focado na música do século XVII, tendo igualmente colaborado com ensembles como o Concerto Campestre, Bando de Surunyo, Ensemble 258, Ars Combinatoria, Moços do Coro, Cupertinos e, brevemente, o Ludovice Ensemble. Foi "Giannetta" em L'Elisir d'Amore de Donizetti, “Despina” em Così fan Tutte de Mozart, “La Donna” e “Lauretta” em La Donna di Genio Volubile de Marcos Portugal. Em oratória, foi solista em Requiem de Mozart, Dixit Dominus de Händel, Vespro de Monteverdi, Gloria de Vivaldi, Johannespassion, Matthäuspassion, Missa BWV 233, Cantata BWV 38 e BWV 202 de J. S. Bach, Miserere de Nebra, Magnificat de Avondano, Requiem de Fauré, Oratorio de Noël de Saint-Saëns, entre outras. Apresentou-se a solo em salas como o Theatro Circo, T. N. S. João, Cine-Teatro Garrett, Teatro Helena Sá e Costa e Sala Suggia. Trabalha regularmente em duo com a pianista Ana Isabel Santos e apresenta-se frequentemente em recital, em Portugal e Espanha, com o pianista Ángel González.