Concerto B Fachada

16 Nov '23

Quinta-feira, 16 de novembro | 21h30

AUDITÓRIO MUNICIPAL DE ESPOSENDE

B Fachada, dispensa apresentações: é um dos principais cantautor português da sua geração e com um lugar seguro ao lado dos maiores da história. Atua pela primeira vez em Esposende, sentado numa cadeira, com as suas violas a solo.

Bernardo Fachada escreve canções que dão mostras de ser recebidas como ciência social, mas o inverso também é verdadeiro. Tem muitos descendentes, mas é mais que a soma dos por si influenciados. Na música popular portuguesa do século XXI não há outra figura como B Fachada, o nome artístico de Bernardo Fachada, compositor, multi-instrumentista, produtor. Entre formatos físico e digital, lançou cinco EP (destacando-se o remoto “Viola Braguesa”, uma reflexão sobre o conceito da tradição e suas traições, ou o “split com as Pega Monstro”, de 2015, em reflexo da amizade e acuidade estética), três mini álbuns charneira (“Há Festa na Moradia”, que teve edição física em vinil, “Deus, Pátria e Família”, que aparentou parar o país, e “O Fim”, com que anunciou uma pausa sabática e sete registos de longa-duração (da discussão das questões de moral associadas ao universo infanto-juvenil de “B Fachada é Pra Meninos” ao manifesto de pop batumada que foi “Criôlo” passando pelo homónimo de 2014, criado com recurso a samples burilados, programações barrocas, batidas apátridas, chegando à obra-prima “Rapazes e Raposas” lançada sem aviso prévio neste ano biruta de 2020). O seu impacto conjunto testa os limites daquilo que, neste domínio, se entende por produção cultural.

Entrada: €12,50

Bilhetes disponíveis online aqui, no atendimento das Piscinas Foz do Cávado e 1h antes do espetáculo no Auditório Municipal de Esposende

M/6 anos

Promotor: NICE - Núcleo de Intervenção Cultural de Esposende