Esposende educa para a transformação dos sistemas alimentares

JuventudePlaneamentoPromoção de SaúdeQualidadeSaude
14 Outubro 2022

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de outubro, o Município de Esposende vai retomar a dinamização o Plano de Sustentabilidade Alimentar – Geração S, implementado em 2019, e que se propõe contribuir para a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade escolar. Para o Município de Esposende, a transformação dos sistemas alimentares é crucial para o cumprimento de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Tendo como principal enfoque educar para a Sustentabilidade, com vista a promover a mudança de atitudes e de comportamentos face às problemáticas do mundo atual, de forma a preparar, para o futuro, cidadãos mais capazes de exercer uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas atuais, o Plano de Sustentabilidade Alimentar – Geração S afigura-se totalmente integrado com as emergentes preocupações ambientais. O Município de Esposende reconhece que a saúde e a promoção do bem-estar devem ocupar um lugar central nas políticas dos territórios e das comunidades, uma vez que se traduzem em fatores preponderantes para o seu desenvolvimento sustentável.
Envolvendo todas as escolas do concelho, o Geração S tem por objetivos a promoção de escolhas alimentares saudáveis e ambientalmente conscientes que contribuam para o desenvolvimento sustentável e para o alcance das metas definidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Pretende-se criar sinergias capazes de fomentar o consumo de produtos locais e sazonais, contribuindo, ainda, para uma economia colaborativa e de consumo sustentável, tendo por base o contexto das cantinas escolares do concelho de Esposende e com potencial de replicação, nomeadamente no contexto educativo das famílias.
São, ainda, objetivos do plano reduzir o desperdiço alimentar e implementar ações de sensibilização e educação para a sustentabilidade alimentar contando com a colaboração ativa das escolas, IPSS’s e de mais interlocutores diretamente ligados ao contexto da rede de cantinas escolares do concelho de Esposende e integrar nos currículos escolares temas ligados à sustentabilidade alimentar.
Conforme desígnio das Nações Unidas, o Dia Mundial da Alimentação é um apelo global à Erradicação da Fome, por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar.
Mais de 820 milhões de pessoas não têm alimentos suficientes e a emergência climática é uma ameaça crescente à segurança alimentar. Enquanto isso, dois mil milhões de homens, mulheres e crianças têm sobrepeso ou são obesos. Por outro lado, é inaceitável que a fome esteja a aumentar num momento em que o mundo desperdiça mais de mil milhões de toneladas de alimentos por ano e é também por estas razões que a implementação destes projetos se torna fulcral.

geracao_s__3___1500_x_2000_
eb_goios_refeitorio