Esposende organiza 1.º Encontro Municipal de Saúde Mental

Ação SocialPromoção de SaúdeSaude
12 Outubro 2022

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental que se comemorou a 10 de outubro, sob o lema “Fazer da saúde mental e do bem-estar para todos uma prioridade mundial”, o Município de Esposende vai promover, no próximo dia 17 de outubro, o 1.º Encontro Municipal de Saúde Mental.

O evento, que vai decorrer no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, a partir das 14h30, tem como objetivos apresentar e promover o desenvolvimento de projetos do Município nesta área e alertar e sensibilizar a comunidade para esta problemática.

Assim, será feita a apresentação do Espaço PsIntegrar, resposta municipal de acompanhamento psicológico no trauma e no luto, e será formalizada a Rede Municipal de Psicologia de Esposende. O programa integra também a assinatura do Protocolo de Colaboração a estabelecer entre a Câmara Municipal de Esposende e a Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Na abertura do encontro, o Presidente da Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos, Eduardo Carqueja, abordará o tema “As autarquias e a Literacia em Saúde Psicológica”, seguindo-se a comunicação da Psicóloga Clínica Sofia Andrade sobre a temática “Resignificar a perda: conceptualizar e intervir no luto”.

Este encontro pretende constituir-se como um espaço de reflexão sobre a promoção da literacia em saúde psicológica e do bem-estar ao nível local, estando aberto a todos os interessados. A participação é gratuita e não carece de inscrição prévia.

O Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído com vista à educação, conscientização e defesa da saúde mental global contra o estigma social, tendo sido celebrado pela primeira vez em 1992 por iniciativa da Federação Mundial para Saúde Mental. Ciente da pertinência e importância destas questões, o Município de Esposende tem vindo em vindo a apostar na saúde mental, oferecendo um conjunto de apoios aos munícipes, de acordo com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.