Município de Esposende assinala Dia Mundial da Criança

EducaçãoPromoção de SaúdeSaude
01 Junho 2022

Convenção dos Direitos das Crianças

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Criança, que se comemorou ontem, 1 de junho, o Município de Esposende vai disponibilizar a todas as escolas do concelho o quadro da Convenção dos Direitos das Crianças.

Ontem, a Vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, procedeu simbolicamente à entrega deste documento em duas escolas, nomeadamente do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio e Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira. Este importante documento será, ao longo do mês, entregue também às demais escolas e jardins de infância do concelho.

Devido à pandemia, e por questões de segurança, o Município entendeu não proporcionar a celebração coletiva do Dia Mundial da Criança, tendo optado por oferecer a todas as crianças uma sessão da Hora do Conto itinerante “A Biblioteca dentro da Cartola!”. Trata-se de uma ação/momento lúdico que ocorre em cada uma das escolas, com a visita de um contador de histórias, ao longo das próximas semanas.

Ainda no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Criança, o Município de Esposende, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica de Esposende, está a desenvolver o evento “Brincar é Coisa Séria!”, que, no fim de semana de 4 e 5 de junho, terá um vasto conjunto de iniciativas dirigidas às crianças e às famílias.

Na zona ribeirinha de Esposende, em frente às Piscinas Foz do Cávado, decorrerá a Feira do Brincar, no dia 4 de junho, entre as 14h00 e as 18h00 e, no dia 5 de junho, entre as 10h00 e as 18h00. Com a perspetiva de assinalar o Dia Mundial da Criança e o Dia Mundial do Ambiente, a Feira contará com a participação de um conjunto de entidades e empresas locais e de âmbito nacional, bem como de todos os serviços educativos do Município. Assim, estarão presentes a Aktivsport, Atelier do Guedes, Classictoys, Livraria Ler é Saber, Coisinhas da Aurora, Science4you, Autobrinca, Areal Editores, Museu do Brinquedo, Propedal, CTEM Academy, Ambar, Esposende Surf School, equipa da Escola Segura da GNR, Laboratório de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho, Departamento de Jogos Digitais do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e a Escola Profissional de Esposende. Marcarão igualmente presença a Casa da Juventude, o projeto AMAReMAR, o Centro Interpretativo de São Lourenço e a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.

A par das várias atividades que estarão disponíveis para todas as crianças, haverá ainda um conjunto de workshops e aulas. Assim, no dia 4 de junho, pelas 14h30, a Companhia de Teatro Infanto-Juvenil Boca de Cena realizará uma aula de teatro, às 16h30, haverá uma Oficina de Helicópteros de Direitos, realizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e pela Casa das Ciências e, pelas 17h15, uma aula de skate e surf, promovida pela Esposende Surf School. Durante a tarde decorrerá uma ação de sensibilização de condutores, pela Escola de Segura da GNR. O Gabinete Municipal de Veterinária, levará a efeito uma mini feira de adoção animal e a divulgação de boas práticas em bem-estar animal.

No domingo, dia 5 de junho, pelas 10h30, a Academia de Bailado irá realizar um workshop de Hip Hop, e, pelas 11h30, a Biblioteca Municipal dinamizará jogos de tabuleiro, sendo que, durante toda a manhã, a Escola de Segura da GNR realizará uma ação de sensibilização de condutores. Da parte de tarde, pelas 15h00, o Centro Interpretativo de São Lourenço apresenta o Teatro de Marionetas “História de um bravo castrejo!”, pelas 16h00 haverá uma aula de karaté, promovida pela Escola Bushido Ak Esposende e, a terminar, pelas 17h00, a Casa da Juventude levará a efeito um workshop de manjericos de papel.

Estas ações enquadram-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.