Município de Esposende reforça valor anual para o Cheque Veterinário

AnimaisPlano Municipal de Dignificação dos Animais
12 Novembro 2021

O Município de Esposende duplicou a verba protocolada com a Ordem dos Médicos Veterinários para o Cheque Veterinário, passando de 7 500 para 15 000 euros anuais.

A medida, aprovada por unanimidade em reunião de Câmara, tem em conta o crescente número de animais que têm vindo a ser intervencionados no âmbito dos projetos e protocolos celebrados com as várias entidades intervenientes no território em matéria de saúde pública e de bem-estar animal, em vigor desde 2018. Com efeito, em causa está não só a prestação de cuidados médicos a animais socorridos pelo veículo de socorro animal do Bombeiros Voluntários de Fão e encaminhados pela equipa do Gabinete Municipal de Proteção Animal e Veterinária, mas também a realização da esterilização de todos os animais adotados e do programa CED (Captura, Esterilização e Devolução de felinos). Além disso, há a considerar a permanência nas clínicas de ninhadas e outros animais, durante pequenos períodos de tempo, devido à inexistência de instalações para a sua permanência e enquanto aguardam encaminhamento para adoção.

Em 2020 foram esterilizados aproximadamente centena e meia de animais e, este ano e até ao momento, já foram intervencionados 121 animais, sendo que o preço pago pelas esterilizações (definido no protocolo celebrado com a Ordem dos Médicos Veterinários), varia com a espécie, género e peso, sendo acrescido de IVA (23%), podendo uma esterilização variar entre os 40 e os 200 euros.

Acresce a isto que o número de denúncias/pedidos de esterilização de gatos cresce diariamente, sendo que, em 2021, o programa CED abrandou na sua execução e é agora prioritário o seu reinício, pelo que se impunha o reforço do montante afeto ao Cheque Veterinário.

Esta medida enquadra-se no Plano Municipal para o Bem-Estar Animal e pretende contribuir para a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, que o Município subscreveu.

Associada a este desígnio está também a campanha de incentivo à adoção de animais que o Município tem em curso, a qual visa enfatizar a importância da adoção consciente e valorização da proteção dos animais e pretende sensibilizar a comunidade para a realidade dos animais de rua, alertando os munícipes para a importância de lhes garantir um lar, onde possam ser acolhidos e acarinhados. Para mais informações, as pessoas interessadas deverão contactar a autarquia, através do e-mail: veterinaria@cm-esposende.pt.