Município de Esposende promove campanha de esterilização de animais de companhia

AnimaisPlano Municipal de Dignificação dos Animais Promoção de Saúde
05 Novembro 2020

Integrado no Plano Estratégico para o Bem-Estar Animal, iniciado em 2018, o Município de Esposende desenvolve, ao longo deste mês de novembro, uma campanha de apoio à esterilização de animais de companhia.

Com esta medida, hoje aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo, a Câmara Municipal reforça a sua ação neste domínio, possibilitando que os detentores de animais, residentes no concelho, possam beneficiar destes apoios, que é 15 euros por Gato, 35 euros por Gata, 30 euros por Cão, 55 euros por Cadela

Para usufruir destes apoios os candidatos deverão apresentar, no Balcão de Atendimento ao Cidadão da Câmara Municipal de Esposende ou para o e-mail veterinaria@cm-esposende.pt, até ao dia 27 de novembro, os seguintes documentos: formulário de candidatura (disponibilizado na página do Município), documento comprovativo da marcação animal com dispositivo de identificação eletrónica e da vacina antirrábica atualizada (DIAC); declaração de esterilização, ocorrida no período entre 1 agosto e 27 de novembro (inserida pelo Médico Veterinário responsável pelo animal); atestado de residência no concelho; e comprovativo de IBAN.

As candidaturas serão elegíveis com a apresentação de todos os documentos referidos e unicamente no período temporal estabelecido.

Esta campanha assume-se da maior relevância, na medida em que configura um importante apoio à comunidade que pretenda proceder à esterilização dos seus animais de companhia, constituindo uma medida essencial na redução do número de animais errantes, minimizando o flagelo do abandono. Uma medida iniciada no ano de 2020 e com o objetivo de permanecer, dando continuidade ao trabalho desenvolvido.

A premência do combate ao abandono foi, de resto, há muito assumida pelo Município que, a par de outras ações, vai avançar com a construção de um Centro de Recolha Oficial (CRO) de animais. Refira-se que o Plano Estratégico para o Bem-Estar Animal, engloba diversos eixos de intervenção tendo em vista a melhoria das condições de bem-estar animal e a sua integração na sociedade.

Formulário de candidatura