Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende sensibiliza para a luta contra o cancro da mama

COVID-19Saude
Facebook cover outubro rosa  1 1024 2500
30 Outubro 2020


Apesar das contingências decorrentes da pandemia provocada pela Covid-19 impedem, o Município de Esposende aderiu à campanha de consciencialização “Outubro Rosa”, prosseguindo com importantes programas de apoio e acompanhamento a doentes oncológicos e às suas famílias.
30 de outubro é o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama, campanha que pretende despertar a comunidade, particularmente as mulheres, para a necessidade do diagnóstico precoce, bem como para a promoção de estilos de vida saudáveis que previnam esta doença.
Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do cancro de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
O "Outubro Rosa" nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, e desde então é assinalado anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

No âmbito de um protocolo estabelecido com a Liga Portuguesa contra o Cancro, o Município de Esposende disponibiliza acompanhamento psicológico a doentes e familiares. Os pedidos de acompanhamento podem ser solicitados através dos seguintes contactos:
Tel: 253 969 740 | 225 420 689 | 914 193 820
E-mail: municipio.esposende@cm-esposende.pt | psico-oncologia@ligacontracancro.pt