Município de Esposende sensibiliza jovens para problemática do Bullying

Ação SocialCOVID-19EducaçãoPromoção de SaúdeSaude
20 Outubro 2020

Teatro Bullying

No âmbito do seu projeto da Prevenção da Violência e com o intuito de assinalar o Dia Mundial do Combate ao Bullying, que se comemora hoje, 20 de outubro, o Município de Esposende, em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho, a Escola Secundária Henrique Medina e a Escola Profissional de Esposende, vai promover, amanhã, a apresentação de uma peça de teatro sobre Bullyng para os alunos do 3.º Ciclo.

Trata-se da peça “Bullying - Uma História de Hoje”, de David Carronha, que será apresentada pela companhia ContraPalco Produções de Teatro, em sessões a realizar às 10h15 e às 14h30, no Auditório Municipal de Esposende.

Por força das contingências derivadas da pandemia, nomeadamente no que se refere à limitação de lugares no Auditório Municipal, e por forma a permitir que a referida comunidade escolar possa assistir a esta representação teatral, o Município vai proporcionar a sua transmissão em direto, em www.tvesposende.com, www.esposendeservicostv.com e nos canais MEO 1212 e MEO 680 650, possibilitando também, por esta via, a sensibilização da população em geral para esta problemática.

Esta ação, que se traduz num complemento ao projeto PES (Promoção e Educação para a Saúde) desenvolvido nas escolas, está em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, cujo cumprimento foi assumido pelo Município de Esposende.

Através de uma experiência teatral próxima da linguagem que utilizam no seu dia-a-dia, os jovens serão confrontados com temas de uma extrema importância no seu desenvolvimento enquanto seres humanos, ajudando-os a abordar problemas sociais, descobrir soluções novas e teatralizar pontos de vista.

O Dia Mundial do Combate ao Bullying visa consciencializar a população para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir. Segundo a UNICEF, um em cada três jovens do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é regularmente vítima de bullying na escola. Esta data é um alerta internacional para esta problemática, sendo certo que a luta contra o bullying não é uma tarefa de um dia, nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas.