Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

COMUNICADO | Plano de vacinação da gripe

COVID-19Promoção de SaúdeSaude
Vacinagripe 1 1024 2500
19 Outubro 2020

 

Arrancou hoje a campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde para pessoas com 65 ou mais anos e/ou com doenças crónicas. Neste sentido, todas as Unidades de Saúde da ACES Cávado III Barcelos Esposende têm traçado o seu plano para a vacinação, de acordo com as Equipas, com as características físicas de cada Unidade e população a vacinar.

Estando, assim, definido o programa de vacinação, apela-se aos utentes para o cumprimento das orientações para a segurança, bem como para a sua compreensão relativamente a todo o processo, nomeadamente ao tempo necessário para que seja cumprido o plano da vacinação previsto para a gripe.

No contexto da situação do estado de calamidade, o ACES , com os excelentes profissionais que possui, alinhado estrategicamente com a ARS Norte, cumprindo as orientações da DGS, e em cooperação com a Comunidade, está a dar a resposta possível de acordo com a boa gestão, com a monitorização dos processos e com os recursos existentes.

Contudo, para que todo o esforço resulte, o ACES precisa do empenho de todos, especialmente dos utentes que tenham que recorrer às Unidades de Saúde. Reitera-se, pois, o apelo para que o façam com o cumprimento das orientações dadas, quer pela DGS quer pela organização dos serviços do ACES.

Por força do contexto pandémico devido à Covid-19, o período da vacinação contra a gripe, um processo simples no passado, agora exige a gestão com alguma complexidade para devido cumprimento das regras de segurança. Alinhados com esta estratégia, e tendo em vista o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que concerne à salvaguarda e promoção da saúde pública, o Município de Esposende, o Município de Barcelos e o ACES apelam ao empenho e compreensão de todos, na certeza de que “só unidos e estrategicamente alinhados poderemos vencer”.