Município e ARS estabelecem protocolo para obras na Unidade de Saúde Familiar Farol Esposende

Promoção de SaúdeSaude
13 Março 2020

O Município de Esposende vai assumir a realização de obras de remodelação e a aquisição de equipamentos na recém-criada Unidade de Saúde Farol Esposende. Para tal, vai celebrar um contrato-programa com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, conforme deliberação aprovada, por unanimidade, em reunião de Câmara.

Criada em junho de 2019, a Unidade de Saúde Familiar Farol Esposende é composta por dois polos, um localizado em Belinho e o outro no Centro de Saúde de Esposende, instalações que requerem obras de requalificação por forma a garantir a melhoria das condições do equipamento, e, consequentemente, das condições de trabalho dos profissionais de saúde e de atendimento dos utentes. As obras estão estimadas em cerca de 280 mil euros.

Constituindo a área da Saúde um dos domínios de intervenção da Câmara Municipal de Esposende, e numa perspetiva de promoção e salvaguarda dos interesses das populações, o Município compromete-se a garantir financiamento para a realização da necessária requalificação da Unidade de Saúde. Neste sentido, vai apresentar candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020), nomeadamente ao Aviso referente ao Plano de Dinamização de Investimentos de Proximidade - Investimentos em Infraestruturas de Saúde.

A criação da Unidade de Saúde Familiar Farol Esposende foi, desde a primeira hora, acolhida com satisfação pelo Município de Esposende, na medida em que contribui para a melhoria de vida das populações, objetivo que a Câmara Municipal defende enquanto entidade que persegue o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente no que se refere a Saúde de Qualidade (ODS 3) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 17).