Feira da Saúde na Zona Ribeirinha de Esposende nos dias 18 e 19 de maio

Promoção de SaúdeSaude
09 Maio 2019

_DSC9034

No fim-de-semana de 18 e 19 de maio, a Zona Ribeirinha de Esposende vai acolher mais uma edição da Feira da Saúde, evento organizado pela Câmara Municipal de Esposende no âmbito do Plano Municipal de Promoção da Saúde, em colaboração com a empresa municipal Esposende 2000.

A iniciativa pretende constituir-se como um incentivo à prática regular de atividade física e à manutenção de estilos de vida saudável, enquanto fatores que contribuem para a qualidade de vida da população e que ajudam a prevenir o aparecimento de certas doenças. Neste intuito, serão dinamizadas diversas atividades e workshops.

Este evento pretende também contribuir para a literacia em saúde da população, estando previstos rastreios e sessões de esclarecimento, e constitui também uma mostra dos serviços ligados à área da saúde existentes no concelho

Assim, estarão presentes a Farmácia Gomes, a Santa Casa da Misericórdia de Fão, a Santa Casa da Misericórdia de Esposende, o Laboratório Análises Clínicas Joaquim J. Nunes Oliveira, a Associação Humanitária dos Dadores de Sangue, Associação Portuguesa de Paramiloidose, Terra Pura - Fisioterapia Integral, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende, Naturhouse Esposende, CIPES-Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica de Esposende, a Unidade de Saúde Familiar Farol de Esposende, a Fisioterapia Avançada Costinha, a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, a IRISMED - Clínica de Medicina Integrativa e a Audição Ativa.

A Feira da Saúde funcionará, no dia 18, entre as 14h00 e as 18h00, e no dia 19, das 10h00 às 18h00. No primeiro dia, às 15h00, a Farmácia Gomes vai esclarecer sobre “Afeções Bocais”, seguindo-se, às 15h30, uma Demonstração de uma chamada de emergência e suporte básico de vida pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende. A partir das 16h00, a Esposende 2000 realiza Aulas de Pilates e Yoga e, pelas 17h00, decorrerá uma sessão de esclarecimentos “Rastreios e exames de rotinas” pela Unidade de Saúde Familiar (USF) Farol de Esposende.

No dia 19, a Esposende 2000 promove, a partir das 10h00, Aulas de Fun Spin, decorrendo, às 11h00, a apresentação, pela Associação Pata de Açúcar, do projeto Pata de Açúcar - auxílio ao diabético no que concerne ao seu autocontrolo, com recurso aos animais. Meia hora mais tarde, a Esposende 2000 realiza uma Aula de Pump. Já no período da tarde, às 15h00, a IRISMED - Clínica de Medicina Integrativa realiza uma sessão de esclarecimento sobre Homeopatia Pediátrica e, pelas15h30, a Farmácia Gomes, esclarecerá sobre “Amamentação e Criopreservação das Células Estaminais”. A empresa Terra Pura - Fisioterapia Integral realiza, pelas 16h30, um Workshop de Ginástica abdominal Hipopressiva e Pilates Clínico.

A realização deste evento tem subjacentes os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável “Saúde de Qualidade” (ODS 3) e “Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade” (ODS17), metas que integram a Agenda 2030 da ONU, que o Município de Esposende verteu para o seu plano de ação.