Esposende apresenta “Estratégias para a promoção de uma alimentação saudável em contexto escolar”

Promoção de SaúdeSaude
21 Setembro 2018

No âmbito do Plano Municipal de Promoção da Saúde e com o intuito de assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se comemora a 16 de outubro, o Município de Esposende, em colaboração com o ISAVE – Instituto Superior de Saúde e o ACES Barcelos/Barcelos, vai realizar um seminário subordinado à temática “Estratégias para a promoção de uma alimentação saudável em contexto escolar”.

A iniciativa decorrerá no dia 16 de outubro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, e é dirigida à comunidade em geral, particularmente a técnicos da área da saúde. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.

Este seminário surge da necessidade de abordar a temática da alimentação saudável no contexto das cantinas escolares, nomeadamente no que se refere à importância de assegurar uma alimentação saudável e equilibrada, sendo que tal não significa comer muito, mas antes ingerir refeições de qualidade.

Esta iniciativa é uma das várias que a Câmara Municipal desenvolve na perspetiva de que a aquisição de hábitos e estilos de vida saudáveis deve acontecer tão precocemente quanto possível, por razões de eficácia, e, no que diz respeito à alimentação, deve ter lugar privilegiado no contexto da cantina escolar, razão pela qual é preocupação do Município assegurar refeições saudáveis, de qualidade e seguras.

A sessão de abertura, às 9h30, contará com intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, da Diretora Executiva do ACES Barcelos/Esposende, Sofia Leal, e da Presidente do ISAVE – Instituto Superior de Saúde, Mafalda Duarte.

Num primeiro painel, intitulado “A alimentação saudável em contexto escolar: uma dificuldade ou um desafio?” e moderado por Sofia Leal, Diretora Executiva do ACES Barcelos/Esposende, intervirão Luis Matos, Nutricionista da Unidade Local de Saúde da Guarda, e Filipa Sommerfeldt Fernandes, terapeuta de sono infantil e autora dos livros “10 Histórias Para Comer Sem Birras” e “Comer Sem Birras”.

Posteriormente, João Silva, Docente do ISAVE - Instituto Superior de Saúde, apresentará os resultados de um estudo que esta Universidade realizou sobre a qualidade das ementas escolares do concelho de Esposende, painel que contará com a moderação de Rita Pinheiro, Docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.